
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Murilo Bastos da | - |
| Autor(es): dc.creator | Botelho, Edmilson José Amarante | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:40:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:40:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1997-12-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34364 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/954059 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1997. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo estudar as repercussões da rede Internet sobre a comunicação científica entre os pesquisadores da área da Administração. Selecionaram-se junto à Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Administração (ANPAD) 308 professores com mestrado ou doutorado. Nesse universo pretendeu-se analisar os meios de comunicação científica utilizadas e verificar o impacto das novas tecnologias de comunicação, tais como rede de computadores, os serviços da Internei e faxes. A pesquisa visou investigar se a Internet facilitava o fluxo de comunicação entre pesquisadores de Administração, acelerando o intercâmbio e a troca de informações e melhorando a qualidade da produção científica. As hipóteses testadas foram (1) se pelo menos 50% dos docentes utilizavam Internet, entretanto verificou-se que somente 44,6% seguiam essa premissa, (2) se o correio eletrônico seria uma alternativa para substituir o periódico, hipótese aceita por 51,1%, (3) se o ambiente favorável ao uso de redes facilitava a intensificação da comunicação científica. Nessa última a correlação foi fraca. Algumas teorias de comunicação científica foram testadas, sobressaindo nos resultados da pesquisa de campo a confirmação da teoria de Mullins. | - |
| Descrição: dc.description | This research aimed al studying the impacts of Internet on the scientific communication among the researchers in the Business Administration area. The respondents were in a universe of 300 faculty members, al! of whom, in Administration, selected from the National Association Graduation Programs (ANPAD), had a masters or a doctor*s degree. This study aimed at analyzing the means of scientific communication and verifying the impact of the new communication technologies, such as the Internet serviços and faxes. The research also intended to investigate if the Internet facilitated exchange of Information and therefore, improved the quality of scientific production. Three hypotheses were tested : (1) if at least 50% of the facufty used the internet. Only 44,6% did; (2) if E-mail would be an attemative to replace scientific joumals. This hypothesis was accepted by 51,1%; (3) if the favorable environment to the use of the network would make the scientific communication easier. The statisticai correlation was weak. Some theories of scientific communication were tested, with the confirmation of Mullins s theory standing out. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica informal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
| Título: dc.title | O impacto da internet sobre a comunicação científica informal entre pesquisadores da Administração | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: