
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidad de Brasilia, Facultad de Arquitectura y Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidad de Brasilia, Facultad de Arquitectura y Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidad de Brasilia, Facultad de Arquitectura y Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidad de Brasilia, Facultad de Arquitectura y Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Luiza Aureliano | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Liza Maria Souza de | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Caroline Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Côrtes, Natália Maria Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:40:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:40:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/46048 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18389/dearq35.2023.05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/953984 | - |
| Descrição: dc.description | A theoretical-methodological reflection on the relationship between Architecture and Urbanism, childhoods, and basic education is pre-sented here. Identifying the possibility of education from the territory itself, in a transdisciplinary perspective and that values te university outreach as something fundamental in this process, observing the school as a space with territorial educational potential. There is also a critique of the ways of doing and thinking about architecture, es-pecially with regard to training in the area, demonstrating new pos-sibilities of action from two case studies from public schools in the outskirts of the Federal District — Brazil, using active methodologies within the scope of Action Research. | - |
| Descrição: dc.description | El artículo es una reflexión teórica y metodológica sobre la rela-ción entre arquitectura, infancias y educación. Para ello, identifica la posibilidad de educar desde el propio territorio, desde una pers-pectiva transdisciplinar que valore como fundamental la extensión universitaria, y observa la escuela como un espacio con potencial educativo territorial. También critica las formas de hacer y pensar la arquitectura, especialmente en cuanto a la formación en el área, mostrando nuevas posibilidades de actuación a partir de dos estu-dios de caso en escuelas públicas de la periferia del Distrito Fede-ral de Brasil, utilizando metodologías activas en el contexto de la investigación-acción. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidad de los Andes | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY NC ND) Los contenidos de esta revista están bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transformação social | - |
| Título: dc.title | Aprendiendo del territorio : la arquitectura como posibilidad de transformación | - |
| Título: dc.title | ___Learning from the territory : architecture as a possibility of transformation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: