Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paulini, Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Bonfim, Janaina Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:40:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:40:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51085 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/953928 | - |
Descrição: dc.description | A violência autoprovocada na infância e na adolescência é algo que tem crescido no Brasil e no mundo e nos traz um alerta sobre a importância da saúde mental para todos nós e principalmente para eles. Comportamentos autolesivos, ideação suicida, crises de pânico, depressão e ansiedade estão cada vez mais presentes em suas vidas e mesmo sendo um problema social e multifatorial, é necessário que família, escola e sociedade se informem e se envolvam para promover a saúde mental deles. Este trabalho teve como objetivo geral utilizar uma sequência didática de abordagem investigativa com 90 estudantes do Ensino Médio, para tratar temas de Puberdade e Adolescência e sensibilizar os professores para um ensinar e um educar mais empático e acolhedor. A metodologia utilizada, consistiu em uma Sequência Didática Investigativa (Produto Educacional) dividida em 4 aulas de Biologia consecutivas com questões abertas e discursivas que levassem a reflexão dos adolescentes a respeito desse período de transformações, de maneira que eles compreendessem a importância da sua saúde emocional e mental e na prevenção ao suicídio. Além disso, foi apresentado aos alunos um questionário final avaliativo para analisar qual foi a percepção dos estudantes sobre a sequência didática aplicada e consequentemente uma percepção também para o professor sobre a saúde mental de seus alunos. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que os estudantes apreciaram a sequência didática, e suas respostas demonstram a necessidade de enfatizar o diálogo dentro da família e no ambiente escolar sobre as principais questões que os adolescentes enfrentam nessa etapa tão única e desafiadora de suas vidas, de forma que os adultos possam apoiar e acolher esses jovens da melhor forma. Nesse contexto, conclui-se que a SDI é um produto educacional viável e aplicável dentro da escola, podendo contribuir para um melhor entendimento dos estudantes sobre a fase complexa da adolescência, bem como suas particularidades, a fim de proporcionar uma vida melhor para eles e reduzir danos emocionais na vida adulta. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suicídio - prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - saúde e higiene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental - adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Puberdade | - |
Título: dc.title | Puberdade e adolescência em alunos do ensino médio : reflexões com o uso de uma sequência didática investigativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: