
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brochado, Izabela Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Clarice César | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:38:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:38:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40226 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/953395 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020. | - |
| Descrição: dc.description | Essa pesquisa tem como eixo os processos composicionais para a cena, centrando-se nos estudos sobre o risível; o trabalho com estereótipos; e reflexões acerca de corpo e decolonialidade. O exercício crítico acontece por meio da investigação do processo composicional do número cômico: Pingado. A partir de um processo composicional e experiências de improvisação nas ruas do Distrito Federal, esse estudo discute como a comicidade pode promover canais de diálogo e reflexão em nossa sociedade e como as expressões artísticas cômicas podem contradizer ideologias e discursos opressores. Dois aspectos centrais analisados são a relação entre o risível e ações de resistência cultural e política; e o trabalho com estereótipos em cena. Por fim, essa pesquisa busca perceber como o risível e as expressões artísticas cômicas proporcionam espaços de (re) existência e de transformação social. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
| Descrição: dc.description | The axis of this research are the compositional processes for the scene, focusing on studies on the laughable; the work with stereotypes; and reflections on the body and decoloniality. The critical exercise occurs through the investigation of the comic skit compositional process: Pingado. Based on a compositional process and improvisation experiences on the streets of the Brazilian Federal District, this study discusses how comicality can promote channels of dialogue and reflection in our society and how comic artistic expressions can contradict oppressive ideologies and discourses. Two central aspects analyzed are the relationship between the laughable and actions of cultural and political resistance; and the work with stereotypes on the scene. Finally, this research seeks to understand how the laughable and comic artistic expressions provide spaces for (re) existence and social transformation. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e política | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comicidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo composicional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expressões artísticas | - |
| Título: dc.title | Pingado : comicidade e estereótipos como caminhos para reflexão e (re)existência em um processo composicional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: