
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Auad, Juliana Cal | - |
| Autor(es): dc.creator | Conceição, Maria Inês Gandolfo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:37:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:37:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27299 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100013 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/953006 | - |
| Descrição: dc.description | Ao longo da história, os deficientes ocupam um lugar de marginalização e sua inserção depende, em grande parte, do contexto social. Este trabalho se propôs a mapear as redes sociais de alunos universitários com deficiência física a partir de uma leitura psicodramática e identificar como o aluno avalia sua inserção a partir dos papéis desempenhados. Criou-se um instrumento inspirado no átomo social de Moreno e no Mapa Mínimo proposto por Sluzki, que se denominou átomo mínimo. Participaram da pesquisa sete estudantes universitários com deficiência física que foram entrevistados com base no instrumento criado. Os resultados indicam que os participantes desempenham diferentes papéis na família e no ambiente de trabalho/estudo, a universidade foi apontada como um local em que puderam testar seus limites e desenvolver laços de amizade. A maior dificuldade de inserção aponta o problema de locomoção dentro do campus. Percebe-se a necessidade de maiores subsídios para políticas de inclusão universitária. | - |
| Descrição: dc.description | It is evident through history that disabled individuals occupy marginal positions and their insertion depend, in great part, on the social context. This study aims to investigate the social networks of college students with disabilities from a psychodramatic point of view. To achieve such goal, a new instrument called minimal atom, was created. This instrument was based on Moreno's social atom theory and Sluzki's minimal map. The interview and instrument were applied to seven students with physical disabilities. Results indicate that people with disabilities develop different roles in their families and at work/college. The university seems to be a place where these students can test their limits and develop friendships. The major difficulty for their inclusion in the university is related to their ability of moving around the campus. There is a clear need of supporting public policies for college inclusion criteria. | - |
| Descrição: dc.description | Al largo de la historia, los discapacitados ocupan un lugar de marginalización y su integración depende, en gran parte, del contexto social. Este trabajo se propone a dibujar el mapa de las redes sociales de alumnos universitarios con discapacidad física desde una lectura psicodramática e identificar como este alumno evalúa su integración desde los papeles desarrollados. Se creó un instrumento inspirado en el átomo social de Moreno y en el Mapa Mínimo propuesto por Sluzki, que se denominó átomo mínimo. La investigación se realizó con siete participantes con discapacidad física que fueron entrevistados por medio del nuevo instrumento. Los resultados indican que los participantes, juegan diferentes papeles en la familia y en el ambiente de trabajo/estudio. La universidad fue señalada como el sitio donde estos alumnos pudieran probar sus límites y desarrollar lazos de amistad. La mayor dificultad de integración está en el problema de la locomoción dentro del campus. Se percibe una necesidad de más recursos para políticas de integración universitaria. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/S3s5jYnnKLhKNXCVyqmf5jH/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicodrama | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficientes físicos | - |
| Título: dc.title | Inserção social universitária : uma investigação com base no átomo social mínimo | - |
| Título: dc.title | College social insertion : an investigation based on the minimum social atom | - |
| Título: dc.title | Inclusión social universitaria : una investigación con base en el átomo social mínimo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: