
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, João Paulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:37:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:37:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1043 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/952996 | - |
| Descrição: dc.description | A temática deste artigo é o MST e o ambiente que o influencia e sobre o qual também exerce influência. O resultado é que o Movimento, antes unanimemente reconhecido como necessário e virtuoso, é hoje visto com todas as ressalvas senão com hostilidade pela classe média urbana. E, mesmo com o reconhecimento do STJ da legitimidade de suas ocupações de latifúndios, por ser "direito reclamar a implantação da reforma agrária" e "legítima a pressão aos órgãos competentes para que aconteça" (Habeas Corpus 5.574/SP, relatado pelo Ministro Luiz Vicente Cernichiaro e julgado em 8 de abril de 1997), a criminalização cotidiana do MST ainda segue com periódicas prisões de militantes, alardeadas com orgulho pela mídia. Essa criminalização significa transformar ações de grupos de pressão em crimes tipificados legalmente. Na prática, se traduz em prisões de trabalhadores, de defensores da reforma agrária, em truculência no cumprimento das liminares de reintegração de posse. E esse processo, infelizmente, não tende a diminuir, pelo contrário, se expande em número e grau. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Direito (FD) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criminalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Título: dc.title | Será a pobreza terrorista? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: