Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chatelard, Daniela Scheinkman | - |
Autor(es): dc.contributor | camilamotaccm@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Camila Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:37:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:37:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/46234 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/952989 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi desenvolvido inspirado em experiências da escuta clínica de adolescentes que se viam impelidos a buscar soluções frente a angustia vivida nesse tempo, onde tudo o que era consistente durante a infância sofre modificações, como mudanças corporais, separação da figura parental, encontro com o real da sexualidade. Mediante a perda das referências simbólicas da infância, alguns jovens encontram através do uso de substância uma saída, ainda que temporária, para lidarem com o mal-estar envolvido nessa fase da vida. Para discorrermos sobre este assunto, percorremos um breve caminho teórico da constituição do sujeito até a entrada na adolescência. Em seguida, ao abordar o uso de substância, apresentamos os conceitos de significante fálico, gozo fálico e supereu. Por fim, com a ideia de ilustrar a teoria, sem a pretensão de generalizar e comprovar a mesma, apresentamos vinhetas clínicas e cinematográfica, procurando visualizar o impasse adolescente e como o uso de substância pode cumprir a função de amenizar a angustia adolescente. | - |
Descrição: dc.description | This work was developed inspired by experiences of clinical listening to adolescents who were impelled to seek solutions in the face of anguish experienced in this time, where everything that was consistent during childhood undergoes changes, such as bodily changes, separation from the parental figure, meeting with the real of sexuality. Through the loss of childhood symbolic references, some young people find through substance use a way out, albeit temporary, to deal with the discomfort involved in this phase of life. In order to discuss this subject, we covered a brief theoretical path from the constitution of the subject to the beginning of adolescence. Then, when approaching substance use, we present the concepts of phallic signifier, phallic jouissance and superego. Finally, with the idea of illustrating the theory, without the intention of generalizing and proving it, we present clinical and cinematographic vignettes, trying to visualize the adolescent impasse and how substance use can fulfill the function of alleviating adolescent anguish. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angustia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uso de substâncias | - |
Título: dc.title | Adolescência e uso de substância : aproximações possíveis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: