
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rocha, Cleomar de Sousa | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Darley Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:37:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:37:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/46714 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/952966 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação tem por objetivo investigar as perspectivas interativas das poéticas verbivocovisuais em arte e tecnologia, sob a égide do conceito de corporeidade, de MerleauPonty, das affordances, de James Gibson, e da enação, de Francisco Varella. A metodologia de pesquisa se apoia na Fenomenologia da Cibercepção por meio da análise de estratos fenomenológicos baseados nos estudos de Roman Ingarden, uma vez ampliados e adaptados para o contexto da cibercultura por Cleomar Rocha. A pesquisa também apresenta um breve resumo da experimentação realizada como prática poética para este estudo, com produções e temas que se relacionam também com as metodologias ativas da educação e colaboram para as reflexões e os resultados da pesquisa. Além disso, são apresentadas as análises de obras dos artistas Augusto de Campos, Antônio Miranda, Arnaldo Antunes, Alexandre Rangel, Célia Matsunaga e Daniel Minchoni. Por fim, são consideradas as condições específicas de imersão do interator à luz dos conceitos de experiência interativa, affordance, enação e poéticas verbivocovisuais. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation has the aim of investigating the interactive perspective of verbivocovisual poetics in art and technology, under the aegis of Merleau-Ponty’s concept of corporeity, James Gibson’s affordances and Francisco Varella’s enaction. The research’s methodology relies upon phenomenology of cyberception through analysis of phenomenological strata based on studies by Roman Ingarden, once amplified and adapted to the context of cyberculture by Cleomar Rocha. The research also presents a brief summary of experimentation carried out as a poetic practice for this study, with productions and themes that are also related to the active methodologies of education and cooperate to the reflections and the results of the research. Besides that, works from artists such as Augusto de Campos, Antônio Miranda, Arnaldo Antunes, Alexandre Rangel, Célia Matsunaga and Daniel Minchoni are presented. Finally, we consider the specific conditions of immersion of the interactor under the guise of the concepts of interactive experience, affordance, enaction, verbivocovisual poetics. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade | - |
| Título: dc.title | Affordance e enação nas poéticas verbivocovisuais : perspectivas interativas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: