Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Holanda, Maristela Terto de | - |
Autor(es): dc.creator | Mourão, Roberto N. | - |
Autor(es): dc.creator | Borries, George Freitas von | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Guilherme Novaes | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Aletéia Patrícia Favacho de | - |
Autor(es): dc.creator | Walter, Maria Emília Machado Telles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:37:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:37:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41259 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/952686 | - |
Descrição: dc.description | Research Full Paper - Computer Science majors lack gender diversity in Brasília, Brazil. Women are an underrepresented minority group in these majors. At the University of Brasilia, one of the top ten universities in Brazil, female undergraduate students account for less than 15% of the students in the Department of Computer Science. In an effort to understand the lack of interest in Computer Science majors among women, this paper addresses the following research questions: 1)Are female students in high school aware that Computer Science majors are predominantly male? 2)Are families of girls from Brasília supportive of their enrolment in Computer Science majors? 3)Do girls from Brasília think that Computer Science majors need a lot of Math? 4)Do female students in high school think that it is difficult to get a job in the field of Computing, with a good salary, and sufficient leisure time? and 5)Which factors influence a female student's choice of a Computer Science major? We devised a questionnaire and applied it to female students in middle and high school on two occasions, in October 2011 (1391 responses) and in July 2019 (429 responses). This paper presents the analysis of the data from the responses, which indicates that the girls' perceptions of Computing have not changed in those years. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | - |
Publicador: dc.publisher | IEEE | - |
Relação: dc.relation | https://ieeexplore.ieee.org/document/9274257 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino médio | - |
Título: dc.title | What do female students in middle and high schools think about computer science majors in Brasilia, Brazil? : a survey in 2011 and 2019 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: