
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Luz, Kerlla de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbalho, Sanderson César Macêdo | - |
| Autor(es): dc.creator | Farias, Mylene | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:35:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:35:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37920 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/952055 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho consiste em descrever a aplicação de uma metodologia de ensino de inovação e desenvolvimento de produtos que utiliza conjuntamente os Cenários de Integração (CI) e metodologia PjBL (do inglês, Project-Based Learning) para ensino de empreendedorismo na Universidade de Brasília. Os dados apresentados foram coletados e analisados na forma de questionários. A proposta foi a de aplicar a metodologia PjBL sem a conexão do Cenário de Integração em uma turma (B) contendo 22 alunos e para 35 alunos na outra turma (A) aplicando os cenários. O ponto chave é garantir o desempenho acadêmico e o desenvolvimento das habilidades transversais imprescindíveis para o mercado de trabalho. Os resultados demonstraram que na disciplina com cenários houve melhores resultados quanto ao aprendizado, mas a disciplina sem cenário teve melhor resultado quanto à satisfação dos alunos. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia de Produção (FT EPR) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Blucher | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ensino-de-inovao-e-desenvolvimento-de-produtos-uma-experincia-didtica-na-escola-de-empreendedores-da-unb-33914. Acesso em: 29 maio 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em engenharia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de produtos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
| Título: dc.title | Ensino de inovação e desenvolvimento de produtos : uma experiência didática na escola de empreendedores da UnB | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: