Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Orthof, Geraldo | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Matias Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:35:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:35:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7324 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/952045 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2008. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação parte de uma prática poética para propor-se como uma reflexão sobre alguns dos desafios inerentes aos ofícios da apreciação. É com esse intento que propomos a jouissance da obra (fruição) como a emergência de uma (im)pertinência infantil da imagem, á partir do hiato que a experiência analítica sugere entre os conceitos de infância e infantil. Essa emergência infantil se daria na experiência apreciativa mediante a um excesso que na imagem atua como resistência; que perturba o espectador e impede o estabelecimento de uma imagem ortopédica, como uma confortável miragem, abrindo espaço para a inquietação e constrangimento, como uma certa reversibilidade inerente ao olhar. Exploramos esse assédio infantil da imagem através de diversos aspectos: o lúdico, o estranho, o obsceno e a impossibilidade de fala. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation explores some challenges inherent to art apreciation based on a poetical practice. We here alude to jouissance (of an artwork) as the emergence of an infantile (im)pertinence of imagery, mainly supported on the gap between the concepts of childhood and infancy as suggested by psychoanalytical experience. This infantile (im)pertinence would operate in image as an excess that resists sight; therefore, it disturbs the viewer and prevents the establishment of an ortopedical image, a confortable mirage, setting unrest and enbaressment, as a certain reversibility of gaze. We here explore this infantile effect of image as being manifold: through ludicity (play), uncanniness, obscenity and impossibility of speech. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise e arte | - |
Título: dc.title | INFANS : (Im)pertinências do infantil na imagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: