
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kipnis, Bernardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Cleiton José da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:34:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:34:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/951644 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011. | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa teve por objetivo avaliar os custos da oferta da formação técnica de nível médio em um sistema de ensino proposto para ser a distância. O método científico escolhido foi o hipotético-dedutivo, atendendo às características do problema investigado. Trata-se de um estudo exploratório sobre a composição dos custos para se ofertar educação profissional técnica de nível médio a distância, no âmbito dos Institutos Federais. Para o referencial teórico foram adotados autores como Castro (1978), Kuenzer ((2005), Saviani (2007), Schultz (1973), Silva (2011), Verhine (1998), entre outros. A pesquisa empírica foi realizada no Instituto Federal de Goiás – Campus Inhumas, envolvendo duas turmas do Curso Técnico em Açúcar e Álcool nos pólos de Inhumas e Goianésia, ofertadas no programa Escola Técnica Aberta do Brasil. A pesquisa emprega o método hipotético-dedutivo para analisar e comparar a estrutura dos custos por aluno/ano entre os cursos presenciais e a distância. A investigação empírica identificou a diversidade de atuação dos Institutos Federais e a consequente complexidade para se adotar um sistema de custos que possibilitasse uma melhor apropriação dos mesmos por níveis ou modalidades de ensino. O estudo caracteriza o estágio atual do sistema de custos no âmbito do Instituto Federal de Goiás, realiza comparações significativas entre estes custos, considerando a oferta de ensino presencial e a distância e conclui afirmando que o custo para se ofertar ensino técnico de nível médio a distância é menor que no sistema presencial e que a metodologia de financiamento empregada pelo programa e-Tec pode ser aproveitada pelo IFG para ofertar cursos a distância utilizando os recursos da LOA. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The research aimed to evaluate the costs of providing technical training in a mid-level system of education proposed to be at a distance. The scientific method chosen was the hypothetical-deductive reasoning, given the characteristics of the investigated problem. This is an exploratory study on the costs composition to offer technical professional education average distance, in the scope of the Federal Institutes. For the theoretical authors were adopted as Castro (1978), Kuenzer, (2005), Saviani (2007), Schultz (1973), Silva (2011), Verhine (1998), among others. The empirical research was conducted at the Federal Institute of Goiás - Campus Inhumas, having involved two groups of the Course Technician in Sugar and Alcohol in the poles of Inhumas and Goianésia, offered inside of the program School Open Technique of Brazil. The research uses the hypothetical-deductive method to analyze and to compare the structure of the costs per student/year between courses at a presence or at a distance. The empirical inquiry identified to the diversity of performance of the Federal Institutes and the consequent complexity to adopt a system of costs that made possible one better appropriation for levels or modalities of education. The study characterizes the current stage of the system of costs in the scope of the Federal Institute of Goiás, performs meaningful comparisons between these costs, considering the provision of classroom teaching and distance learning, and concludes affirming that the cost to offer education technician of average level at a distance is minor who in the actual system and that the methodology of financing used for the program e-Tec can be used to advantage by the IFG to offer distance learning courses using the resources of the LOA. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | - |
| Título: dc.title | O programa Escola Técnica Aberta do Brasil : uma análise de custo da implantação do curso técnico de nível médio em açúcar e álcool no Campus Inhumas | - |
| Título: dc.title | The Open Technical School program in Brazil: a cost analysis of the implementation of mid-level technical course in sugar and alcohol on Campus Inhumas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: