
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Luca Fonseca de Castro | - |
| Autor(es): dc.creator | Dantas, Marina Isabel Correia da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:33:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:33:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40767 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/951598 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho tem como objetivo apresentar os objetivos da pesquisa sobre formação de professores no Distrito Federal. A pesquisa é vinculada ao Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Entre as variáveis analisadas estão: a) formação do professor; b) vínculo de trabalho; c) dificuldades internas referentes a transposição didática e externas referentes as transformações impostas pela transformação curricular, assim como aquelas contingenciais originadas pela Covid19; d) uso do livro didático; e) recursos avaliativos e metodologias de ensino. A metodologia qualitativa prevê a aplicação de questionários via formulário google, assim como entrevista presencial ou remota com professores previamente selecionados. Entre os resultados, o trabalho espera contribuir para o aprimoramento do curso de formação de professores, uma vez que poderá trazer dados empíricos sobre a situação do trabalho pedagógico vivido pelo professorado da disciplina no Distrito Federal. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
| Título: dc.title | Práticas e desafios do ensino de Sociologia no Distrito Federal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: