
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.creator | Jesus, Layne Silva de | - |
| Autor(es): dc.creator | Zardo, Sinara Pollom | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:33:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:33:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50642 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-9073-0653 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-0944-8333 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/951588 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa reconstrutiva, que teve como objetivo conhecer como se constituem as trajetórias biográficas, acadêmicas e os projetos de vida de jovens cegos dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Utilizou-se como instrumento de geração de dados entrevistas narrativas e para análise foi utilizado o método documentário nas etapas de interpretação formulada, refletida e comparativa. Os resultados evidenciam a relevância da acessibilidade na trajetória escolar e acadêmica dos estudantes e a falta de material acessível como uma das principais barreiras enfrentadas. O relacionamento com os docentes e os colegas emerge como experiência significativa na universidade. Em relação aos projetos de vida dos estudantes foi destacado o desejo de atuar na área da educação e em ações voltadas para os direitos das pessoas com deficiência. | - |
| Descrição: dc.description | This article presents the results of a qualitative reconstructive research, which aimed to understand how the biographical and academic trajectories and life projects of young blind people in undergraduate programs at the University of Brasilia are constituted. Narrative interviews were used as an instrument of data generation, and the documentary method was used for analysis in the stages of formulated, reflected and comparative interpretation. The results show the relevance of accessibility in the school and academic trajectory of students and the lack of accessible material as one of the main barriers. The relationship with professors and colleagues emerges as a significant experience in the university. Regarding the students’ life projects, the desire to work in the field of education and in actions focused on the rights of people with disabilities stood out. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A Revista COCAR esta Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6614. Acesso em: 21 out. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência visual | - |
| Título: dc.title | Trajetórias biográficas, acadêmicas e projetos de vida de jovens cegos : um estudo no contexto da Universidade de Brasília | - |
| Título: dc.title | Biographical and academic trajectories and life projects of young blind people : a study in the context of the University of Brasilia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: