Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Brasil, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sandra Francesca Conte de | - |
Autor(es): dc.creator | Amparo, Deise Matos do | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Adriana Matos Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:33:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:33:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33148 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p205-225 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/951400 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma análise da experiência de produção em grupo no ambiente escolar de um curta-metragem que pretendeu oferecer dispositivos de apoio narcísico e de expressão para os adolescentes. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou o diário de campo para r egistr o de oito oficinas de audiovisual com quinze adolescentes do ensino médio de escola pública situada em região de vulnerabilidade social e de violência. Concluiu-se que os objetos da cultura transformaram-se em recurso para simbolizar a violência e a angústia. Tais objetos possuem uma função educativa e terapêutica na medida em que são destinados à constituição psíquica do sujeito e seus impasses. | - |
Descrição: dc.description | This article presents an experience's analysis of production in group in school environment of a short film that had the intention to offer narcissistic support devices and of expression to adolescents. It was developed as a research-intervention that used a field diary to record eight audiovisual workshops with fifteen high school students of a public school located in a region of social vulnerability and violence. It was concluded that these objects of culture became a symbolizing resource for violence and anguish. These objects of culture have an educational and therapeutic function when aimed at psychic constitution of the subject and its impasses. | - |
Descrição: dc.description | En este artículo se presentan los resultados de análisis de una experiencia de investigación-acción, desarrollada con 15 adolescentes de la ense&nitlde;anza secundaria de una escuela pública ubicada en una región de vulnerabilidad social y violencia. Para la investigación, se creó conjuntamente un cortometraje con la intención de ofrecerles dispositivos de apoyo narcisista y de expresión. A cada día fueron hechos registros de las observaciones de campo en los ocho talleres de exhibición audiovisuales. Se llega a la conclusión que los objetos de la cultura se han transformado en recursos que van a simbolizar la violencia y la angustia. Estos objetos tienen una función educativa y terapéutica a medida que son destinados a la constitución psíquica del sujeto y sus impasses. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Estilos da Clínica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC). Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000200004. Acesso em: 31 out. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Título: dc.title | Adolescência, violência e objetos culturais : uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolar | - |
Título: dc.title | Adolescence, violence and cultural objects : an intervention between the educational and therapeutic at the school space | - |
Título: dc.title | Adolescencia, violencia y objetos culturales : uma intervención entre el educativo y el terapéutico en la escuela | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: