Subprojeto Pibid de Física na UnB : implementação de uma política pública de formação de professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
Autor(es): dc.creatorSantana, Lucas Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:33:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:33:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18459-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/951377-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO tema deste trabalho é a política pública de educação conhecida como Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Usando o método do estudo de caso, esta pesquisa de natureza qualitativa discute se o subprojeto Pibid da licenciatura em Física, implementado pela Universidade de Brasília (UnB), implementa os objetivos da política pública em questão. A seguinte pergunta norteia esta investigação: no ano de 2014, o subprojeto Pibid Física UnB realizou com sucesso a proposta de formação docente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência? O objetivo geral da pesquisa é analisar objetivos, metodologias, ações, forma de relação entre universidade e escola e resultados esperados, presentes no relatório de atividades do subprojeto Pibid Física UnB relativo ao ano de 2014, para revelar convergências e divergências em relação à proposta de formação de professores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A conclusão aponta elementos para defender que o subprojeto implementa com sucesso a proposta do Pibid; contudo, a metodologia do subprojeto demanda definição mais precisa com relação à aprendizagem colaborativa; e suas ações devem ser refletir o planejamento. A reflexão sugere que o Pibid reveja seus objetivos, uma vez que a valorização docente não pode ser alcançada pelos projetos, pois envolve principalmente uma política salarial digna para a carreira.-
Descrição: dc.descriptionThe theme of this work is the educational public policy known as Institutional Scholarship Program for Introduction to Teaching (Pibid, in Portuguese). This is a case study on the adhesion of the subproject Pibid of Physics implemented by the University of Brasília (UnB) to the objectives of the public policy in question. This research seeks to answer the following question: what are the convergent and divergent points between the actions taken by the subproject Pibid Physics UnB in the year 2014 and Pibid expectations expressed in its regulations? The objective of this research is to analyze the activities report of the subproject Pibid Physics UnB on 2014 in order to reveal whether the subproject has adherence to the public program in the following aspects: objectives, methodology, actions, nature of relationship between University and school and expected results. The conclusion presents elements to affirm that the subproject has adherence to the program, and successfully implements the Pibid proposal; however, methodology and actions need some improvement by the subproject. The reflection herein suggests that Pibid itself needs to review its objectives as well, because teacher appreciation cannot be achieved by the funded projects, since it mainly demands a dignified wage policy.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação - ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Título: dc.titleSubprojeto Pibid de Física na UnB : implementação de uma política pública de formação de professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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