Adoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMateus Martins-
Autor(es): dc.creatorJosivania Silva Farias-
Autor(es): dc.creatorPedro Henrique Melo Albuquerque-
Autor(es): dc.creatorDanilo Santana Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:32:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:32:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33622-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.15728/bbr.2018.15.6.4-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/950962-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo verificar a aceitação de e-books por meio do efeito das variáveis Expectativa de Performance, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Hábito, Custo-Benefício e Motivação Hedônica, moderadas por Idade, Gênero e Experiência sobre a intenção de uso e o comportamento de uso dessa tecnologia. Para verificar os efeitos dessas relações entre variáveis, aplicou-se o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (VENKATESH; THONG; XU, 2012). De um universo de 118.456 brasileiros selecionados através de uma base de dados de cidadãos envolvidos com a área de educação, 1.013 responderam a um questionário online. Os dados foram analisados via modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados, e os erros-padrão foram obtidos via reamostragem (Jackknife). Foi concluído no estudo que o Hábito, a Expectativa de Esforço e as Condições Facilitadoras são importantes para a adoção de e-books e que a idade, o gênero e a experiência são moderadores cruciais dessas relações.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to verify the acceptance of e-books by identifying the effects of the variables Performance Expectancy, Effort Expectancy, Social Influence, Facilitating Conditions, Habit, Price Value, and Hedonic Motivation, moderated by Age, Gender and Experience on the intention of use and actual use of this technology. To verify the effects of the relations between these variables, we applied the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 model (VENKATESH; THONG; XU, 2012). Out of a universe of 118,456 Brazilian citizens directly involved with education, 1,013 completed an online survey. We analyzed the data via structural equations modeling; we obtained generalized least squares and standard errors via resampling (Jackknife). The study concludes that Habit, Effort Expectancy and Facilitating Conditions are important for the adoption of e-books, and that Age, Gender and Experience are crucial moderators of these relations.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Administração (FACE ADM)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherFucape Business School-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) - This work licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.-
Palavras-chave: dc.subjectMídia digital-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectLivros eletrônicos-
Título: dc.titleAdoption of technology for reading purposes : a study of e-books acceptance-
Título: dc.titleAdoção de tecnologia para fins de leitura : um estudo da aceitação de e-books-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.