
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Little, Paul Elliot | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:31:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:31:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7772 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832006000100005 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/950692 | - |
| Descrição: dc.description | Algumas das mais importantes transformações recentes no paradigma ecológico são a elaboração de sínteses transdisciplinares entre as ciências sociais e naturais, a proposta heurística da simetria epistemológica e o diálogo metodológico com os estudos da complexidade. Essas transformações servem como base para discutir os aportes da antropologia ao novo campo de pesquisa da ecologia política. Após a delimitação do subcampo da "etnografia dos conflitos socioambientais", as práticas específicas da etnografia multiator, que identifica e diferencia os agentes sociais e os "agentes naturais", e do uso de múltiplos níveis espaciais e temporais de análise são delineadas. O artigo termina com uma breve discussão dos usos acadêmicos, críticos e públicos da ecologia política. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | Some of the most important recent transformations in the ecological paradigm are the development of transdisciplinary syntheses between the social and natural sciences, the heuristic proposal of epistemological symmetry and the methodological dialogue with complexity studies. These transformations form the groundwork for a discussion of the contributions of anthropology to the new field of study of political ecology. After the delimitation of the sub-field of the "ethnography of socioenvironmental conflicts," the specific practices of multi-actor ethnography, which identifies and differentiates between social and natural agents, and of the use of multiple spatial and temporal levels of analysis are delineated. The article ends with a brief discussion of the academic, critical and policy implications of political ecology research. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conflito socioambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecologia política | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnologia | - |
| Título: dc.title | Ecologia política como etnografia : um guia teórico e metodológico | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: