Ensaio sobre o incontornável : do ciclo vicioso do aumento da tarifa ao ciclo virtuoso da Tarifa Zero

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorSantarém, Paulo Henrique da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:31:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:31:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50332-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.53613/josum.2023.v3.003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0395-151X-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/950561-
Descrição: dc.descriptionEste ensaio tem o propósito de analisar como chegamos à situação de relativo protagonismo da Tarifa Zero no debate político brasileiro. A análise tem duas partes principais. A primeira aborda os motivos da crise de financiamento e de gestão do atual modelo de negócios do transporte coletivo -baseado em concessões públicas para empresas privadas e tarifas pagas por usuárias/os -para a análise da construção do chamado ciclo virtuoso da Tarifa Zero–em que a falência do modelo tarifário e estímulo aos subsídios emula a construção da Tarifa Zero em vários municípios. A segunda parte analisa o paradoxo entre a forma como a pauta foi construída por movimentos sociais com perspectivas da esquerda e implementação prática da Tarifa Zero em diferentes municípios, sendo implementada por gestores/as, empresários/as e organizações do poder constituído.-
Descrição: dc.descriptionThis essay analyzes how we arrived at the relative protagonism of free-fare transit policies in the Brazilian political debate. The analysis has two main parts. The first one addresses the reasons behind the financing and management crisis of the current business model of public transport, a model based on public concessions for private companies and user-paid fares. In this first part, we analyze the construction of the so-called "zero-fare cycle", wherein the failure of the fare-based model and the promotion of subsidies animate the institution of free fares in several cities. The second part analyzes the paradox between how the agenda was built by left-leaning social movements and the practical implementation of the free-fare model in different municipalities, as implemented by managers, entrepreneurs, and establishment organizations.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherMultiplicidade Mobilidade Urbana EIRELI ME-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTarifa zero-
Palavras-chave: dc.subjectPasse livre-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte coletivo-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Título: dc.titleEnsaio sobre o incontornável : do ciclo vicioso do aumento da tarifa ao ciclo virtuoso da Tarifa Zero-
Título: dc.titleAn essay on the unavoidable : from the vicious cycle of fare rises to the virtuous cycle of Free-Fare-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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