
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tavares, Marcelo da Silva Araújo | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavira, Larissa Vasques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:30:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:30:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22579 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.D.22579 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/950433 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016. | - |
| Descrição: dc.description | A difusão das Redes Sociais tem reconfigurado dinâmicas de interação e práticas de comunicação de todos que têm acesso à Internet, em especial crianças e adolescentes que têm entrado em contato com a web cada vez mais cedo e de forma mais intensa. Infelizmente, o acesso à rede pode vir acompanhado de diversas situações de risco para a saúde mental. O presente trabalho avaliou o sofrimento psíquico e o comportamento suicida expresso em uma página do Facebook. Esta pesquisa tinha como objetivo identificar e analisar os elementos das interações vir-tuais que podem estar associados ao risco de suicídio. Por meio da análise hermenêutica e de conteúdo, foram avaliadas 198 postagens e 12136 interações virtuais. Identificou-se que o público interativo da fanpage é constituído, sobretudo, por adolescentes e jovens do sexo feminino. Ademais, constatou-se que os conteúdos publicados fazem referência, principalmente, a questões que atravessam o universo de constituição simbólica da feminilidade em nossa cultura. Os resultados indicaram manifestações sintomáticas que apontam para estados depressivos. Como fontes de sofrimento, prevaleceram afetos negativos associados a traços de caráter relacional: contextos de abandono, frustração nos relacionamentos interpessoais e preocupações com a imagem corporal. Por meio da análise das interações virtuais estabelecidas, reconheceu-se não apenas o potencial de difusão dos conteúdos publicados, como seu papel no reforço e influência de comportamentos disfuncionais e mal adaptativos. O tipo de conteúdo identificado na fanpage indica que publicações nas redes sociais podem servir como indicadores úteis para o rastreamento de indivíduos suicidas. | - |
| Descrição: dc.description | The spread of Social Medias has reshaped the dynamics of interaction and communication prac-tices of all those who have access to Internet, especially children and adolescents whom have contact with the web increasingly earlier and more intensely. Unfortunately, the web access can involve multiple risk situations for mental health. The present study examined the psychological suffering and suicidal behavior expressed in a Facebook page. This research aimed to identify and analyze the elements of virtual interactions that may be associated with the suicide risk. Through hermeneutics and content analysis, it was evaluated 198 posts and 12,136 virtual in-teractions. It was identified that the interactive public of the fanpage consists, mostly, in ado-lescents and youths of the female gender. Furthermore, it was found that the content published refer mainly to issues that cross the universe of symbolic constitution of femininity in our cul-ture. The results indicated symptomatic manifestations related to depressive states. As sources of suffering, negative affects associated with relational character traits prevailed: abandonment contexts, frustration in interpersonal relationships and body image concerns. Through the anal-ysis of virtual interactions established, not only was recognized the potential for dissemination of published content, but also their role in strengthening and influence of dysfunctional and maladaptive behaviors. The type of content identified in the fanpage indicates that publications on Social Medias can serve as useful indicators for tracking suicidal individuals. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Suicídio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
| Título: dc.title | Sofrimento psíquico e comportamento suicida em uma página do Facebook | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: