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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Viana, Milton Cabral | - |
| Autor(es): dc.creator | Pimentel, Sidney Valadares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:28:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:28:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1977 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37591 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/949849 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação, 1977. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho se constitui em uma das possíveis (entre as inúmeras) abordagens do discurso das histórias em quadrinhos. Foi elaborado paulatinamente ao longo de alguns meses de estudos, pesquisa e teste na prática do discurso, dos conceitos que são discutidos e apresentados senão como suficientes, pelo menos como os acessíveis à realidade dos recursos bibliográficos existentes e/ou disponíveis. É assim que a (possível) fragilidade no desvendamento dos traços ideológicos não pode ser creditada tão somente ao nível de abordagem utilizado e à própria ineficiência da Semiologia ou da Análise Psicanalítica: deve-se levar em conta ainda, a sobrevivência das proposições teóricas no momento histórico atual. Querer buscar unicamente no Significante e/ou no Significado a racionalidade do discurso - como se eles apenas viessem a se constituir no órgão reprodutor da significação — é procurar reduzir a categorias lógicas o que não pode ser caracterizado a partir do "fechamento do universo da locução" (Marcuse) em que vem se constituir uma "possível” racionalidade discursiva. E essa pretensa racionalidade é tanto mais iluminista quanto mais se pretenda no discurso da Humanidade - que é o da produção - caracterizar a priori o seu método de abordagem, o seu "abre-te, Sésamo". Eis que o como prosseguir deve surgir de uma existência prática do discurso. É só a partir de sua realidade empírica que se poderá "descobrir" categorias de análise aplicáveis ao seu desvendamento. Desse modo, a análise da ideologia retoma a especificidade de cada discurso no que tem de semelhante (a possibilidade de desvendamento de traços dominantes) e no que tem de diferente (a manifestação ideológica de cada discurso em particular). Cada busca nesse sentido é uma tentativa que não pode servir de modelo a outros trabalhos congêneres, uma vez que a manifestação ideológica não se define a partir da classificação de seus traços em um modelo pré-estabelecido. A produção final do documento teve de sofrer uma forma especial de paginação, uma vez que se procurou anexar alguns fotogramas recortados das revistas como material elucidativo. Vai-se encontrar, portanto, uma "leitura" a moda brechtiana, em que a análise apresentada é colocada sempre à direita dos textos analisados. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Populismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ética indígena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Folclore | - |
| Título: dc.title | Pererê - da mata ao mito : a ética indígena e o espírito do populismo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
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