
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Borba, Patrícia Leme de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Beatriz Prado | - |
| Autor(es): dc.creator | Vasters, Gabriela Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Correia, Ricardo Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Barreiro, Rafael Garcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:27:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:27:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38047 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.790 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-2286-2758 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-6258-7180 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-8624-7615 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-2077-5834 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-3108-2224 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-6699-2386 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/949316 | - |
| Descrição: dc.description | O preprint foi submetido para publicação em um periódico. | - |
| Descrição: dc.description | A pandemia de COVID-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam a mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta as questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando junto aos pares maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, a partir desta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, a partir de um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em Terapia Ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho pretende refletir acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática. Contudo, observa-se ainda um cenário um tanto desarticulado na área, entre instituições significativamente diferentes, públicas e privadas. | - |
| Descrição: dc.description | The COVID-19 pandemic has conduced to the adoption of measures that bring about changes in the routine and organization of work in universities. The virtual environments have been considered as vectors for undergraduate courses during pandemic addressing, and it’s necessary to produce reflection for this new context. The Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO (Brazilian Occupational Therapy Education and Research Association), Brazil, attentive to the issues involved in the formation and production of knowledge in the field, has been searching with peers for ways to carry out a complex reading of reality and, from this, create and implement strategies to be able to deal with the demands imposed, respecting the regionalities in which the undergraduate courses are running on. Thus, based on a survey carried out with the coordinators of Occupational Therapy courses, which aimed to understand how the undergraduate courses have adhered or not to teaching through digital platforms, this paper intends to reflect on decision making about pedagogical, ethical and political dimensions in the scope of academic activities not only in the context of pandemic, but also considering the projections of the new reality imposed by the pandemic. However, there is still a somewhat disjointed scenario in the area and realities significantly different, between public and private institutions. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia | - |
| Descrição: dc.description | Curso de Terapia Ocupacional (FCTS-TER) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Copyright (c) 2020 Patricia Leme de Oliveira Borba, Bianca Gonçalves de Carrasco Bassi, Beatriz Prado Pereira, Gabriela Pereira Vasters, Ricardo Lopes Correia, Rafael Garcia Barreiro. (CC BY) - Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790. Acesso em: 16 jun. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Terapia ocupacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
| Título: dc.title | Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia | - |
| Título: dc.title | ‘Practical and reflective’ challenges for occupational therapy’s undergraduation courses in pandemic times | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: