Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lopes, Paulo Roberto Danelon | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo Júnior, Rogério Henrique de | - |
Autor(es): dc.creator | Perucchi, Valmira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:27:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:27:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33802 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/949219 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho procurou analisar, quantitativamente, na área de inteligência competitiva, os pesquisadores existentes, a distribuição geográfica dos grupos pelas diversas regiões e estados da Federação, linhas de pesquisa e a produção científica, com o propósito de levantar dados capazes de permitir o início da montagem de um mapa da pesquisa acadêmica nesse importante campo da gestão do conhecimento no Brasil. A metodologia utilizada na elaboração desse artigo fundamentou-se nos estudos bibliométricos. A coleta dos dados ocorreu no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq por ser uma fonte de dados e de informações extremamente propícia para uma análise bibliométrica dos grupos de pesquisa, especificamente em inteligência competitiva no Brasil, já que congrega os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica, fornecendo informação precisa e validada sobre quem realiza pesquisa no Brasil. Foi traçado um pequeno mapa das linhas de pesquisa complementares ao tema da inteligência competitiva que aparecem nos grupos de pesquisa, observou-se que a quantidade de artigos, bem como livros e capítulos de livros publicados foi diretamente proporcional à quantidade de pesquisadores por grupo e que há uma concentração dos grupos mais produtivos em três unidades da federação, respectivamente: São Paulo, Brasília e Santa Catarina. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições- FEBAB | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/451/646. Acesso em: 23 jan. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência competitiva | - |
Título: dc.title | Análise bibliométrica dos grupos de pesquisa em inteligência competitiva no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: