
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Flores, Eileen Pfeiffer | - |
| Autor(es): dc.creator | Marques, Carolina Passos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:26:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:26:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51047 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/948993 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo explorou a eficácia do método LuDiCa (Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda), uma abordagem à leitura dialógica baseada em funções narrativas, para aprimorar a compreensão da violência de gênero entre adolescentes autistas do sexo feminino. A pesquisa utilizou um desenho de sujeito único em três grupos escalonados, por meio da leitura do romance gráfico "Desconstruindo Una", de Una, para promover discussões sobre violência de gênero. O método LuDiCa incorpora convites dialógicos estratégicos com base em funções narrativas identificadas dentro da história, com o objetivo de aprofundar a compreensão dos participantes sobre questões relacionadas a gênero. Os principais objetivos foram avaliar se esse método poderia ajudar as participantes a entender melhor as contingências que sustentam a violência de gênero e reduzir a aceitação de "soluções restritivas" - respostas que infringem os direitos individuais. Em vez disso, o estudo visava promover "soluções positivas" que enfatizam a ação coletiva e a mudança estrutural. As avaliações iniciais envolveram discussões em torno de tirinhas curtas retratando várias formas de violência de gênero para avaliar a compreensão inicial e o reconhecimento de funções narrativas. Os resultados indicaram que, embora os participantes pudessem identificar com precisão a violência de gênero desde o início, melhorias significativas foram observadas na compreensão das contingências subjacentes a essa violência durante a intervenção. O método LuDiCa facilitou um diálogo e análise mais ricos, deslocando o foco de medidas individuais para soluções sociais mais amplas. | - |
| Descrição: dc.description | This study explored the effectiveness of the LuDiCa method, an approach to dialogic reading based on narrative functions, in enhancing the understanding of gender violence among adolescent autistic girls. The research employed a single-subject design across three staggered groups, utilizing the graphic novel Becoming Unbecoming by Una to foster discussions on gender violence. The LuDiCa method (Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda) incorporates strategic dialogic invitations based on identified narrative functions within the story, aiming to deepen participants' comprehension of gender-related issues.The primary objectives were to assess whether this method could help participants better understand the contingencies leading to gender violence and reduce endorsements of 'negative solutions'—responses that infringe on individual rights. Instead, the study aimed to promote 'positive solutions' that emphasize collective action and structural change. Baseline assessments involved discussions around short comic strips depicting various forms of gender violence to gauge initial understanding and narrative function recognition. Results indicated that while participants could accurately identify gender violence from the outset, significant improvements were observed in understanding the underlying contingencies of such violence during the intervention. The LuDiCa method facilitated a richer dialogue and analysis, shifting focus from individual precautionary measures to broader societal solutions. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura dialógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
| Título: dc.title | Impacto da metodologia LuDiCa (Leitura Dialógica para Compreensão Profunda) na compreensão de violência sexual e na proposição de soluções não restritivas : uma leitura de HQ com meninas autistas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: