Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Severo, Ricardo Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Weller, Wivian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:25:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:25:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51281 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-8413-7159 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/948872 | - |
Descrição: dc.description | O artigo analisa a relevância do ambiente escolar nos processos de socialização política e de construção de um ethos democrático entre estudantes do ensino médio. Com esse objetivo, realizou-se um estudo comparado entre as redes de ensino estadual, federal e privada do ensino médio, que teve como base a aplicação de um survey junto a 2.169 estudantes de 19 escolas localizadas em três municípios do Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa revelam a centralidade do ambiente escolar no processo de socialização política dos jovens em todas as redes de ensino. No entanto, quando analisadas separadamente, observam-se diferenças significativas entre as redes no que diz respeito ao interesse pelo debate e participação política. A rede federal de ensino apresenta índices mais elevados em relação ao tema, enquanto a rede estadual apresenta os índices mais baixos nos mesmos quesitos. | - |
Descrição: dc.description | The article analyzes the school environment importance in the processes of political socialization and the construction of a democratic ethos among high school students. To this end, a comparative study between state, federal, and private high school networks was conducted, based on the application of a survey to 2,169 students from 19 schools located in three municipalities of Rio Grande do Sul. The research results reveal the centrality of the school environment in the process of political socialization of young people in all education networks. However, when analyzed separately, significant differences are observed among the networks with regard to interest in political debate and participation. The federal network shows higher indexes in relation to the theme, while the state network shows the lowest indexes in the same items. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A Revista COCAR esta Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5758. Acesso em: 06 jan. 2025. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Título: dc.title | Socialização política de jovens no ensino médio | - |
Título: dc.title | Political socialization of young people in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: