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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barbato, Silviane Bonaccorsi | - |
| Autor(es): dc.creator | Mieto, Gabriela Sousa de Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:25:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:25:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8166 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/948620 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010. | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho, nosso objetivo foi analisar os significados construídos pelos professores sobre o ser professor na inclusão, a reflexividade sobre sua própria ação e a relevância da atividade da brincadeira no processo de inclusão educacional, analisando os valores e estratégias pedagógicas indicadores do fazer pedagógico virtuoso de professoras dos primeiros anos da educação básica. Seguindo o referencial teórico da Psicologia Cultural, com ênfase nas relações entre Desenvolvimento Humano e Dialogismo, elaboramos duas suposições: os significados construídos pelos professores sobre o ser professor na inclusão indicam valores que direcionam o desenvolvimento de práticas virtuosas no contexto da educação inclusiva; os significados direcionados para a virtuosidade vinculam-se à concepção que professores têm de si mesmos e à reflexividade para a própria ação em diferentes níveis. Defendemos a tese de que na construção e reflexividade dos significados dos professores, as práticas virtuosas na inclusão de alunos com deficiência intelectual, nos primeiros anos do ensino fundamental, são direcionadas por valores e estratégias pedagógicas que indicam fruição da imaginação, representação de papéis sociais e a função pedagógica da atividade da brincadeira. Utilizamos metodologia de pesquisa qualitativa, a partir da Grounded Theory (Teoria com Chão), relacionada aos pressupostos do dialogismo quanto à atenção às negociações e embates existentes entre as múltiplas vozes do contexto, revelando tensões dialéticas. Priorizamos as entrevistas semi-estruturadas realizadas com duas professoras, com questões autobiográficas e narrativas, gravadas em áudio. As entrevistas foram submetidas à análise da conversação adaptada à Psicologia e à análise dialógica temática, que possibilitou a construção de Mapas Semânticos compostos por enunciados indicativos dos posicionamentos destas participantes em relação aos temas identificados (Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores, Práticas Pedagógicas Atuais, Papel do Professor, Tensão e Expectativas) e a forma como, singularmente, constroem sentidos a respeito destas temáticas. A observação, o grupo-focal e a elaboração do diário da pesquisadora, ampliaram a compreensão do contexto investigado. Os principais indicadores de virtuosidade encontrados foram: concepção de desenvolvimento humano, relacionado aos significados de interação social/determinismo biológico; concepção da criança com deficiência intelectual, composta por significados como mediação cultural/medidas de inteligência; crença na agencialidade dos alunos, cujos significados enunciados relacionam-se à responsividade/ação restrita a atos sem intencionalidade; níveis de reflexividade do professor; concepções sobre os usos e funções da atividade da brincadeira no contexto educacional, que demonstram o surgimento de funções indutoras de condições diferenciadas de socialização, permitindo mudanças na qualidade da inclusão, tendendo a práticas virtuosas/continuidade de práticas restritas à função pedagógica, com reprodução de atividades centradas em aplicação de técnicas. Estes indicadores relacionam-se mutuamente na construção de práticas pedagógicas virtuosas. Resultados sugerem que a maneira como o professor utiliza e medeia as atividades de brincadeira como estratégia pedagógica nos contextos escolares de inclusão é indicativa de sua virtuosidade. Observamos que os níveis de reflexividade do professor influenciarão a sua forma de ousar no uso inovador das ferramentas ao seu dispor com ênfase no desencadeamento de novas funções do/a brinquedo/brincadeira mais do que na preocupação com a modificação somente do uso técnico dessa atividade mediadora, mas, sobretudo como signo mediador transformador favorecedor de interações entre as crianças incluídas e seus pares e portanto dos processos de desenvolvimento em questão. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças mentalmente deficientes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
| Título: dc.title | Virtuosidade em professores de inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual | - |
| Título: dc.title | Teacher's virtues in the educational inclusion process of children with intellectual deficiency | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
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