
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Sara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:24:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:24:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27278 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132008000100006 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/948526 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um. | - |
| Descrição: dc.description | This paper, part of a broader, ongoing research, has as its purpose to present the preliminary results related to the presence of gender stereotypes in the visual texts of a selection of textbooks used in the teaching of foreign languages in Brazilian primary and secondary schools. A critical stance guided the analysis of the instructional materials. Although the research has included five foreign languages, for the purpose of this paper only the results related to English and French textbooks (28 books) are reported. The preliminary results of the qualitative analysis of randomly selected materials indicate that men and women are still visually represented in a stereotyped way as far as professional, social, economic and affective aspects are concerned. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Trabalhos em Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/tla/a/Rc7rsYSmF8DZXhsHtjV69dn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos de gênero | - |
| Título: dc.title | Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira | - |
| Título: dc.title | Visual text, gender stereotypes and L2 textbooks | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: