Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Isabela Dantas de Araujo | - |
Autor(es): dc.creator | Ponce Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Laiane Medeiros | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Izabel Cristina Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.creator | Vilela, Danielle Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Luciana Mara Monti | - |
Autor(es): dc.creator | Góes, Fernanda dos Santos Nogueira de | - |
Autor(es): dc.creator | Funghetto, Silvana Schwerz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:24:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:24:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43532 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-9993-7308 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4378-9200 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-5041-8283 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6836-3583 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-1988-3133 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-5831-8789 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-6658-916X | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-9332-9029 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/948392 | - |
Descrição: dc.description | Background: Vaccination is a fundamental part of all levels—local to worldwide—of public health, and it can be considered one of humanity's greatest achievements in the control and elimination of infectious diseases. Teaching immunization and vaccination can be monotonous and tiring. It is necessary to develop new approaches for teaching these themes in nursing school. Objective: We aimed to develop and validate a serious game about immunization and vaccination for Brazilian nursing students. Methods: We developed a quiz-type game, Immunitates, using design and educational theoretical models and Brazilian National Health Guidelines. The game’s heuristics and content were evaluated with 2 different instruments by a team of experts. A sample of nursing students evaluated the validity of the game’s heuristics only. We calculated the content validity index (CVI) for each evaluation. Results: The study included 49 experts and 15 nursing students. All evaluations demonstrated high internal consistency (Cronbach α≥.86). The game’s heuristics (experts: CVI 0.75-1.0; students: CVI 0.67-1.0) and the game’s contents demonstrated validity (experts: CVI 0.73-1.0). Participants identified some specific areas for improvement in the next version. Conclusions: The serious game appears to be valid. It is intended as a support tool for nursing students in the teaching–learning process and as a tool for continuing education for nurses. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia | - |
Descrição: dc.description | Curso de Enfermagem (FCTS-ENF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | JMIR Publications | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imunização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vacinação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação continuada | - |
Título: dc.title | A serious game (immunitates) about immunization : development and validation study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: