Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Reis Júnior, Dante Flávio da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:23:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:23:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21906 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/947891 | - |
Descrição: dc.description | Este texto resulta de um contato recente com a produção intelectual de um importante pesquisador argentino, Agustín Adúriz-Bravo; o qual se notabilizou por uma preocupação em robustecer o ensino de ciências com temas tipicamente epistemológicos. No artigo chamamos a atenção para um de seus mais interessantes expedientes didáticos: a “Matriz de Estágios e Tópicos” (ou, o tratamento de tópicos-chave da Filosofia da Ciência, ressaltando que estes temas fundamentais recebem leituras distintas, conforme a fase evolutiva da “FC”). Tal protótipo – concebido com o claro objetivo de capacitar, epistemologicamente, futuros professores – constitui, a nosso juízo, um gênero de exercício que, dada sua fecundidade, seria útil de replicar também em cursos de Licenciatura em Geografia. (Desde que, é claro, tenhamos interesse em fortalecer a formação de nossos futuros mestres com uma ideia de “Ensino de Ciência Geográfica”; mais do que meramente “Ensino de Geografia”.). | - |
Descrição: dc.description | This text results from a recent contact with the intellectual production of an important Argentine researcher, AgustÌn Aduriz-Bravo; which became known by his concern to strengthen the science teaching with epistemological issues. In this article we draw attention to one of his most interesting didactic approaches: the ìMatrix of Stages and Strandsî (i.e., the treatment of keytopics of Philosophy of Science, noting that these core subjects receive different readings, according to the evolutionary stage of ìPSî). Such prototype ñ designed with the clear aim of enable, epistemologically, future teachers ñ is, in our opinion, an exercise that, given its fecundity, would be useful to also replicate in Geography teacher training. (Since we have, of course, interest in fortify the training of our future teachers with an idea of ìGeographical Science Teachingî; more than merely ìGeography Teachingî.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Associação de Geografia Teorética - AGETEO; Unesp | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons (Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Fonte: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/11894. Acesso em: 23 nov. 2016. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza da Ciência - ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matriz de estágios e tópicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Título: dc.title | A inserção da questão “naturaleza de la ciencia” no ensino : uma notável experiência platina ... sugestiva para a geografia | - |
Título: dc.title | The inclusion of the “nature of science” issue in teaching : a remarkable south american experience ... and, moreover, suggestive for geography | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: