Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bressan, Valéria Gama Fully | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Marcelo José | - |
Autor(es): dc.creator | Resende Filho, Moisés de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Bressan, Aureliano Angel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:22:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:22:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1807-76922012005000008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/947795 | - |
Descrição: dc.description | Theoretical models concerning Credit Unions (CUs) suggest that the type of CU domination determines the way it allocates the monetary value it generates. A borrower- (saver-) dominated CU benefits borrower (saver) members at the expenses of saver (borrower) members, and a neutral CU equally benefits its member groups. This paper applies direct measure of monetary benefits to each member group (Patin & McNiel, 1991a) to test for the existence of dominated behavior in Brazilian CUs, and is the first to apply panel data regressions to identify the determinants of CUs behavior. We use a unique panel data with 40,664 observations taken from 533 CUs affiliated with the largest Brazilian cooperative network. Results indicate Brazilian CUs are dominated by borrowers, but behave close to neutrality. Panel regression estimates show that common or multiple bond type, size and overdue loans of a CU have no effect on its behavior, the greater the total amount of loans over social capital and adjusted equity over total assets are the more likely a CU is borrower dominated, and the greater the age and current operational expenses over total asset of a CU are the more likely a CU is saver dominated. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Economia (FACE ECO) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY NC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperativas de crédito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dados em painel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dominação | - |
Título: dc.title | Brazilian credit union member groups: borrower-dominated, saver-dominated or neutral behavior? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: