
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Suaiden, Emir José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:21:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:21:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1978 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12777 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/947355 | - |
| Descrição: dc.description | Data de 1694 o início da prática de permutas entre bibliotecas, época em que a Biblioteca Nacional de Paris trocou suas duplicatas por livros ingleses e alemãs. Todavia, só em 1832 foram estabelecidas oficialmente as primeiras relações de permutas, isto quando o Governo Britânico as realizou com a França. O primeiro centro de permutas foi criado em Washington, em 1851, e de mais criações se sucederam em outras partes do mundo.O autor desta obra, Emir Suaiden, foi Diretor do programa Nacional de Bibliotecas do Instituto Nacional do Livro, e, com vistas à carência bibliográfica sobre o assunto, estribado na sua experiência na chefia de seções de intercâmbio de bibliotecas, houve por bem alinhar dados referentes a história, conceitos e prática do intercâmbio em bibliotecas a fim de prover aos estudiosos do assunto de material que sirva para o aprofundamento do conhecimento das práticas e técnicas usadas no intercâmbio. Na verdade, o seu propósito vem ao encontro da necessidade premente de se formar, a curto prazo, quadros capazes de dinamizarem a permuta entre bibliotecas. É de sua experiência, pois, que o autor nos esclarece das funções e tarefas que hão de se ocupar os que se dedicarem a essa prática. Infere-se daí a utilidade desta obra cujos benefícios à cultura nacional são incontestáveis, e tanto é assim que o seu livro caminha para terceira edição e, agora, em co-edição com o instituto Nacional do Livro, na gestão de Herberto Sales. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Pallas S/A./MEC | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema cooperativo biblioteca | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empréstimo entre biblioteca | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviços de informação | - |
| Título: dc.title | O intercâmbio em bibliotecas e centros de documentação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: