Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Lordello, Silvia Renata | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Acileide Cristiane Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Pinho, Aline Rose Inácio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:21:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:21:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50647 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i2.e12948 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8287-7257 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-3063-4744 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-9479-710X | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/947213 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um relato de experiência sobre grupos com pessoas enlutadas pela perda de familiares vítimas da covid-19, em que o processo grupal se tornou relevante para lidar com o sofrimento individual e coletivo. A oferta de grupos foi realizada de forma virtual por profissionais, servidores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB). O processo grupal foi analisado pelas lentes da Teoria Bioecológica. Os participantes reconheceram o grupo como um microssistema legítimo para a vivência do luto e, nos encontros, observou-se a atuação sinérgica da pessoa, dos contextos e do tempo na forma como os processos proximais se estabeleceram tanto para os membros do grupo como para os facilitadores. Foram apontadas a relevância social e acientífica dessa iniciativa de resposta a demandas psicossociais na pandemia, bem como ações de inserção nas políticas públicas foram descritas como propostas futuras incluídas e pactuadas na agenda social. | - |
Descrição: dc.description | This article presents an experience report on groups with people mourning the loss of family members who were victims of COVID-19, in which the group process became relevant to deal with individual and collective suffering. The group offering was carried out virtually by professionals, employees, and students from the University of Brasília (UnB). The group process was analyzed through the lens of Bioecological Theory. Participants recognized the group as a legitimate microsystem for experiencing grief, and in the meetings, and the synergistic action of person, context, and time was observed in a way in which proximal processes were established for group members and other facilitators. The social and scientific relevance of this initiative responding to psychosocial demands during the pandemic was highlighted, and insertion actions in public policies were described as future proposals included and agreed on in the social agenda. | - |
Descrição: dc.description | Este artículo presenta un informe de experiencia sobre grupos con personas en proceso de duelo por la pérdida de familiares víctimas de Covid-19, en que el proceso grupal se convirtió relevante para lidiar con el sufrimiento individual y colectivo. La oferta de grupos fue realizada de forma virtual por profesionales, servidores y estudiantes de la Universidad de Brasília (UnB). El proceso grupal fue analizado por las lentillas de la Teoría Bioecologica. Los participantes reconocieron el grupo como un microsistema legítimo para la experiencia del duelo y, en los encuentros, se observó la actuación sinérgica de la persona, de los contextos y del tiempo en la manera como los procesos proximales fueron establecidos tanto para los miembros del grupo como para los facilitadores. Fueron indicadas la relevancia social y acientífica de esta iniciativa de respuesta a las demandas psicosociales en la pandemia, como también de acciones de inserción en las políticas públicas fueron descriptas como futuras propuestas incluidas y pactadas en la agenta social. | - |
Descrição: dc.description | Cet article présente un rapport d'expérience sur des groupes composés de personnes endeuillées suite à la perte de membres de leur famille, victimes du COVID-19. Dans ce cadre, le processus de groupe est devenu pertinent pour faire face à la souffrance individuelle et collective. L'offre des groupes a été réalisée virtuellement par des professionnels, des fonctionnaires, et des étudiants de l'Université de Brasilia (UnB). Le processus de groupe a été analysé à travers le prisme de la Théorie Bioécologique. Les participants ont reconnu le groupe comme un microsystème légitime pour l'expérience du deuil. Dans les réunions, l'action synergique des individus, des contextes et du temps a été observée, manifestant la manière dont les processus proximaux ont été établis, tant pour les membres du groupe que pour les facilitateurs. La pertinence sociale et non scientifique de cette initiative pour répondre aux demandes psychosociales de la pandémie a été rappelée, ainsi que les actions d'insertion dans les politiques publiques ont été décrites comme des propositions futures incluses et convenues dans l'agenda social. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Fortaleza | - |
Relação: dc.relation | https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/12948 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-NC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo grupal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria bioecológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Título: dc.title | Processos grupais no luto por Covid-19 : um olhar sobre o desenvolvimento humano | - |
Título: dc.title | Group processes in mourning for COVID-19 : a look at human development | - |
Título: dc.title | Procesos grupales en el duelo por Covid-19 : una mirada sobre el desarrollo humano | - |
Título: dc.title | Processus de groupe dans le deuil du Covid-19 : un regard sur le développement humain | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: