Da escola para a comunidade : uma experiência de deslocamento por meio do teatro na Fercal (DF)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBôas, Rafael Litvin Villas-
Autor(es): dc.creatorSousa, Pedro Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:20:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:20:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/48989-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/946802-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.-
Descrição: dc.descriptionDois terrenos alicerçam essa investigação: a escola como espaço formal de atuação e a comunidade como território fértil de experiência. A presente pesquisa propõe reflexões acerca do Teatro escolar, do Teatro em Comunidade e da interface entre estes conceitos, onde um processo criativo serviu como base para essa análise: a construção de “Gigante pela própria natureza”, espetáculo elaborado no Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF com alunas e alunos do Ensino Médio e o seu deslocamento para a região administrativa Fercal – DF. O percurso didático-metodológico contou com o arsenal de jogos do Teatro do Oprimido e com a Estética do Oprimido como ferramentas de sensibilização, o que possibilitou o envolvimento prático de “não atores” na execução de toda a proposta. A pesquisa oportunizou a constatação da possibilidade do trabalho com teatro como mecanismo de formação,organização e transformação social.-
Descrição: dc.descriptionTwo fields underpin this investigation: the school as a formal performance space and the community as a fertile territory of experience. This research proposes reflections about the School Theater, Theater in Community and the interface between these concepts, where a creative process served as the basis for this analysis: the construction of “Gigante pela própria Natureza” (Giant by Nature), a play elaborated at Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF with high school students and their displacement to the administrative region Fercal - DF. The didactic-methodological course included the arsenal of games of the Theater of the Oppressed and the Aesthetics of the Oppressed as sensitizing instruments, which made possible the practical involvement of "non-actors" in the execution of the entire proposal. The research allowed the realization of the possibility of working with theater as a mechanism of formation, organization and social transformation.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro do Oprimido-
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismo-
Título: dc.titleDa escola para a comunidade : uma experiência de deslocamento por meio do teatro na Fercal (DF)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.