
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Abbad, Gardênia da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Sérgio Ricardo de Castro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:19:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:19:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51236 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/946770 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo desta tese é analisar a contribuição das atividades de treinamento para a inovação organizacional. A tese está estruturada em quatro estudos sequenciais apresentados como artigos interdependentes. O Estudo 1 objetiva propor uma agenda de pesquisa sobre como os treinamentos contribuem para a inovação organizacional com base em lacunas do estado do conhecimento. O Estudo 2 propõe um framework teórico-metodológico sobre a contribuição de treinamento para inovação organizacional. Propõe-se um modelo conceitual e um referencial teórico-metodológico. O Estudo 3 objetiva descrever um programa de inovação organizacional para avaliar o quanto seu componente de treinamento tem características de desenho e entrega favoráveis à transferência de aprendizagem relacionada à inovação. Foram identificados indicadores de efeitos, componentes do programa e relações estabelecidas. As características do desenho e entrega do treinamento prepararam os treinandos para melhorar efetivamente os processos. O Estudo 4 objetiva relatar o desenvolvimento, evidências de validade psicométrica e discriminante, e confiabilidade da escala Training Contribution to Organizational Innovation in Public Sector (TCOIPS). Análises fatoriais descritivas, de confiabilidade, exploratórias e confirmatórias foram realizadas para obter uma estrutura empírica unifatorial construída para avaliar o grau de contribuição do treinamento para o desenvolvimento de habilidades individuais de inovação organizacional. A TCOIPS apresentou evidências de validade e pode ser utilizada para identificar o desenvolvimento de habilidades relacionadas à inovação organizacional e compreender a contribuição do treinamento para os resultados da inovação nas organizações do Setor Público. Esta tese avalia os resultados da inovação organizacional de forma inovadora e avança na literatura ao propor a escala TCOIPS para avaliar a contribuição do treinamento para a inovação por meio do desenvolvimento de habilidades específicas. | - |
| Descrição: dc.description | This main goal of this thesis is to analyze the contribution of training activities to organizational innovation. This thesis is structured in four sequential studies presented as interdependent articles. Study 1 aims to propose a research agenda about how training contribute to organizational innovation, based on an integrative and systematic literature review. New research avenues based on state of knowledge research gaps are presented. Study 2 aims to propose a theoretical methodological framework about training contribution to organizational innovation. It is proposed a conceptual model and a theoretical methodological framework. Study 3 aims to describe an organizational innovation program to evaluate how much its training component has design and delivery characteristics favorable to innovation related transfer of learning. Effects indicators, program components and established relationships were identified. Training component design and delivery characteristics prepared training participants to effectively improve processes. Study 4 aimed to report development, psychometric and discriminant validity evidence, and reliability of the Training Contribution to Organizational Innovation in Public Sector (TCOIPS) scale. Descriptive, reliability, exploratory, and confirmatory factorial analysis were conducted to obtain a one-factor empirical structure constructed to assess the degree of training contribution to the development of organizational innovation individual skills in public sector. TCOIPS presented validity evidence and can be used to identify the development of organizational innovation-related skills and understand the contribution of training to innovation results. This thesis evaluates organizational innovation outcomes in an innovative way and advances literature as it proposes the use of TCOIPS scale to assess the contribution of training to innovation through the development of specific individual skills. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Administração (FACE ADM) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processos - inovação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Treinamento - efetividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho instrucional - avaliação | - |
| Título: dc.title | Training contribution to organizational innovation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: