
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:19:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:19:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/946675 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho origina-se, parcialmente, de tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, incorpora outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro estrutura-se em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e questões práticas. Trata-se de uma publicação de livre acesso, em caráter experimental. O capítulo um apresenta breve retrospectiva da origem do termo ‘letramento’. Em seguida, elabora-se o arcabouço conceitual do letramento informacional e conceitos inter-relacionados, com o objetivo de estabelecer uma terminologia mais rigorosa dos fenômenos, eventos e elementos estudados. Após delinear o arcabouço conceitual, traça-se breve panorama da educação na sociedade contemporânea e a importância do letramento nesse contexto. O segundo capítulo aborda o letramento informacional e a aprendizagem, versando sobre os conceitos de aprendizagem e as relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e o uso da informação. O terceiro capítulo trata das questões práticas da aplicação do letramento informacional na educação básica, considerando o pensamento reflexivo como instrumento de aprendizagem significativa. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma contextualizada. Em seguida, a título de exemplificação, apresenta-se proposta dos conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na educação básica. Por fim, discutem-se os principais desafios para implementação do letramento informacional na educação. O quarto capítulo analisa os resultados da pesquisa realizada com aprendizes de mestrado e doutorado de três grandes universidades brasileiras, delineando um mapa das competências informacionais desses pesquisadores em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library (ACRL/USA) e descrevendo o cenário atualizado da pesquisa no ensino superior. No quinto capítulo, discute-se o papel dos infoeducadores e das bibliotecas como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais sobre a implementação do letramento informacional nas escolas. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento reflexivo | - |
| Título: dc.title | Letramento informacional : pesquisa, reflexão e aprendizagem | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: