Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Manini, Miriam Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Kátia Gómez de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:18:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:18:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31638 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/946315 | - |
Descrição: dc.description | Evento realizado pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). | - |
Descrição: dc.description | O artigo pretende analisar a infografia, com o intuito de contribuir para o processo de indexação da informação. A linguagem infográfica utiliza do design para facilitar a transmissão da informação, auxiliando o leitor a compreender melhor o tempo e espaço da narrativa. Baseada na análise do conjunto dos elementos verbais e não-verbais presentes na infografia, busca-se visualizar esse conjunto como ícone, índice e símbolo, conceitos da semiótica de Peirce. Espera-se que essa relação contribua para a indexação e organização da informação, enquanto infografia, campo pouco explorado na Ciência da informação. O trabalho indica que as infografias precisam de uma análise diferenciada de indexação dos documentos escritos e imagens. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze the infographics in order to contribute to the process of information indexing. The infographic language uses the design to facilitate the provision of information, assisting the reader to better understand the time and space of the narrative. Based on analysis of all the verbal and nonverbal elements present in infographics, try to visualize this together as icon, index and symbol, semiotic concepts of Peirce. It is expected that this relationship will contribute to the indexing and organizing information, as infographics unexplored field in Information Science. The work shows that the infographics need a differentiated process of indexing of written documents and images. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Declaração de direito autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. FONTE: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFile/3639 /2238. Acesso em: 22 dez. 2016. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise documentária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indexação | - |
Título: dc.title | Análise documentária de infografias | - |
Título: dc.title | Documentary analysis of infographics | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: