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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moraes Júnior, Rui de | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Edimilson dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:18:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:18:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51048 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/946254 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo avaliou se a expectativa de melhoria cognitiva devido à prática de jogos de ação poderia afetar a atenção visuoespacial. Todos os 140 participantes passaram por um pré-teste e um pós-teste, ou apenas um pós-teste, da tarefa de Campo de Visão Útil (CVU) em uma única sessão experimental. Antes do pós-teste, o Grupo Placebo 1 assistiu a um vídeo que induzia expectativas de efeitos relacionados ao jogo na cognição, enquanto o Grupo Controle 1 assistiu a um vídeo controle, ambos seguidos por uma sessão de 10 minutos de jogo de vídeo game em realidade virtual. O Grupo Placebo 2 e o Grupo Controle 2 passaram pelos mesmos procedimentos, exceto pelo pré-teste (ou seja, desenho experimental de quatro grupos de Solomon). Embora a manipulação experimental tenha induzido expectativa no Grupo Placebo 1 em comparação com o Grupo Controle 1, não houve diferenças de desempenho na tarefa CVU. Uma comparação entre o Grupo Placebo 2 e o Grupo Controle 2 avaliou um efeito de expectativa na ausência de um préteste, e os resultados mostraram que a manipulação não induziu expectativa, o que também não foi observado no desempenho. Uma comparação entre todas as condições experimentais no pós-teste evidenciou um efeito de transferência causado pela prática e sugere que as intervenções placebo possam ser beneficiadas ou intensificadas por um pré-teste. Em resumo, nossos resultados não apoiam investigações anteriores na literatura que afirmam que o efeito de expectativa pode explicar ganhos de atenção em estudos de treinamento cognitivo. | - |
| Descrição: dc.description | This study assessed if the expectation of cognitive improvement due action video game playing could affect visuospatial attention. All the 140 participants underwent a pre- and post-testing, or just a post-testing, of the Useful Field of View (UFoV) task in a single experimental session. Prior to the post-test, Placebo Group 1 watched a video inducing expectation of game-related effects on cognition, while Control Group 1 watched a control video, both followed by a 10-minute session of virtual reality action video game. Placebo Group 2 and Control Group 2 underwent the same procedures, except for the pre-test (i.e., Solomon four-group experimental design). Although experimental manipulation induced expectation in Placebo Group 1 compared to Control Group 1, there was no differences of performance in the UFoV task. A comparison of Placebo Group 2 and Control Group 2 assessed an expectancy effect in the absence of a pre-test, and the results showed that the manipulation did not induced expectation, which was not observed in performance as well. A comparison among all experimental conditions in the post-test evidenced a carry-over effect caused by practice and suggest that performance in placebo possibly benefited or intensified by a pre-testing. In summary, our results do not support previous investigation in the literature claiming that an expectancy effect may account for attentional gains in cognitive training studies. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Efeito placebo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expectativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos - aspectos psicológicos | - |
| Título: dc.title | No evidence of expectancy effect on visuospatial attention in cognitive training with action video games | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
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