Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Ilma Passos Alencastro | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Edileuza Fernandes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:16:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:16:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4742 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/945650 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese se originou das inquietações que, ao longo de minha trajetória profissional, venho vivenciando em relação à docência e que se intensificaram na experiência como professora e pesquisadora da educação superior, fazendo com que elegesse a docência universitária como tema de investigação. O estudo pautou-se nas reflexões sobre a organização, desenvolvimento e avaliação de aulas de nove disciplinas de Cursos da UnB, procurando identificar inovações nos processos de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar, e que sinalizam rupturas quanto à forma de lidar com o conhecimento. A metodologia utilizada privilegiou a abordagem qualitativa, com a utilização de análise documental, observação de aulas, grupos de discussão e entrevistas narrativas. A análise dos dados permitiu constatar que, embora haja um movimento de ruptura com a forma de lidar com o conhecimento, ainda não é possível afirmar que nelas se dê a ―ruptura epistemológica‖. Nas aulas, professores e alunos ultrapassam a concepção de que o conhecimento, para ser científico, precisa romper com o senso comum. Os docentes partem do senso comum, dos conhecimentos prévios dos estudantes e do contexto onde se realiza o objeto de estudo e estabelecem relações com outras formas e tipos de conhecimento. As inovações percebidas pautam-se nos princípios da afetividade; autonomia; participação; contextualização; dialogicidade; dinamicidade; diversidade; ética; igualdade; integralidade; ludicidade; reflexividade/criatividade e transitoriedade. Como relações fundantes estão: professor-aluno; objetivo-avaliação; conteúdo-método; conhecimento local-total; ensino-aprendizagem; ensino-pesquisa; teoria-prática; movimento-afetividade; tempo-espaço. Finalizando, são apontados os desafios a serem transpostos para a constituição de processos inovadores na aula universitária e os caminhos possíveis na construção da pedagogia universitária. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This thesis originates from concerns that I have been experiencing throughout my professional life in relation to teaching and which have become stronger during my work as a lecturer and researcher within higher education. For this reason, I have chosen university teaching as an issue for research. This study looks at the organization, development and assessment of classes given for different subjects in nine Courses of UnB (University of Brasilia). Innovations are to be identified within teaching, learning, research and assessment; which indicate a break from the usual ways of dealing with knowledge. The methodology adopted has favored a qualitative approach, using analysis of documentation, class observation, discussion groups and narrative interviews. Analysis of the data has demonstrated that even if there is a tendency to break with the usual way of dealing with knowledge, there is no way to ascertain that an ―epistemological rupture‖ occurs. In class, lecturers and students go beyond the understanding that knowledge, in order to be scientific needs to be separated from common sense. Lecturers create plans based on common sense, student's previous knowledge and on the context where the object of study is realized. Then, they correlate these with new types of knowledge and ways of thinking about it. The innovations identified are based on the following principles: emotion, autonomy, participation, contextualization, dialog, dynamism, diversity, ethics, equality, integrity, playfulness, reflectivity/creativity and transition. They are structured by the following relations: lecturer-student; object-assessment; content-method; partial-complete knowledge; teaching-learning; teaching-research; theory-practice; motion-emotion; time-space. Finally, challenges that need to be overcome are put forward in order to come up with innovative processes that can be used in a university classroom aiming to create a university pedagogy. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
Título: dc.title | Docência universitária : a aula em questão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: