Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Müller Júnior, Adalberto | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Mayra Moreyra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:16:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:16:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2455 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/945542 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2006. | - |
Descrição: dc.description | A partir da compreensão do Futebol como sistema semiológico, este trabalho visa à investigação desse esporte em duas vertentes: como representação material da narrativa, para isso são tomados conceitos da Teoria Literária e da narratologia cinematográfica; e como Ato Poético, baseando-se, principalmente, nos pensamentos de Schiller em sua Teoria do Jogo e de Octavio Paz ao refletir sobre a criação poética; e em princípios da Arte de Performance. Também se reflete sobre os conceitos de Obra e Estilo aplicados ao Ato Poético do futebol, momento em que se analisa a produção de Garrincha e Pelé e de obras literárias sobre esses jogadores. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | By comprehending soccer as a semiologic system, this paper aims at the investigation of this sport from two points of view: as a material representation of narrative, applying concepts of Theory of Literature and cinematographic narratology; and as a Poetic Act, mainly based on Schiller’s Play Theory and Octavio Paz’s ideas of poetic creation; and in principles of Performance Art. Garrincha and Pelé’s production are analyzed and also the literary works about them. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Título: dc.title | Além das linhas do campo e dos versos do poema : investigações sobre o futebol-arte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: