Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Scherer, Magda Duarte dos Anjos | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Denise Elvira Pires de | - |
Autor(es): dc.creator | Jean, Rémy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:14:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:14:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28924 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013001100011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/944967 | - |
Descrição: dc.description | Investigou-se a interdisciplinaridade no trabalho de profissionais de um Curso de Residência em Saúde da Família na Região Sul do Brasil em um estudo qualitativo com 11 residentes e 5 supervisores de sete profissões. Através de entrevistas, observação e grupo focal analisou-se a vivência da interdisciplinaridade, identificando elementos facilitadores e dificultadores. A interdisciplinaridade foi expressa como um processo complexo e de ação concreta, que ocorre nas dramáticas do uso de si, numa relação dialética com o contexto político institucional. O estudo evidenciou que trabalhar na saúde da família complexifica o trabalho e que os profissionais vivenciam a dificuldade de compartilhar saberes e de transitar entre o multi e o inter. Conclui-se que a interdisciplinaridade requer uso integrado de conhecimentos na prática multiprofissional, invasão das fronteiras disciplinares, desenvolvimento de competências para lidar com os desafios do meio e atitude individual como componente fundamental para o agir profissional. | - |
Descrição: dc.description | Interdisciplinarity in the work routine of professionals of a Residency Course on Family Health in Southern Brazil was investigated in a qualitative study involving 11 residents and 5 supervisors of seven professions. Through interviews, observations and focal groups the existence of interdisciplinarity in practice was analyzed, duly identifying favorable and unfavorable aspects for its implementation. Interdisciplinarity was expressed as a complex process and concrete action, which occurs in the dramatic implications of its usage, in a dialectical relationship with the political and institutional context. The study revealed that working in family health care renders the work more complex and that the professionals experience difficulties in sharing knowledge and making the transition between multidisciplinarity and interdisciplinarity. The study concludes that interdisciplinarity requires the integrated use of knowledge in the multi-professional practice, the crossing of disciplinary boundaries, the development of competencies to address the challenges of the work environment and personal attitude as a basic component for professional action. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Ciência & Saúde Coletiva - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001100011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ago. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência ao paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos humanos - saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde da família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergologia | - |
Título: dc.title | A construção da interdisciplinaridade no trabalho da equipe de saúde da família | - |
Título: dc.title | The implementation of interdisciplinarity in the work routine of the family health care team | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: