
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Demo, Pedro | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Andréa Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:14:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:14:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50658 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/944926 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa versa sobre a compreensão do conceito de violência simbólica - inaugurado pelo sociólogo Pierre Bourdieu - em contextos escolares. Em especial, a pesquisa está orientada à compreensão da conduta de professores do Distrito Federal em sala de aula no que se refere à aplicação ou não da abordagem dos direitos humanos em suas atuações. Nesse sentido, justifica-se a pesquisa conceituando o que se entende por violência simbólica e suas consequências para estudantes em contextos educacionais, principalmente em escolas públicas e quando se trata de estudantes atravessados por diferentes marcadores sociais da diferença que os tornam mais vulnerabilizados. Diante do exposto e do olhar para a hierarquia entre professores e alunos, a pesquisadora se baseia na metodologia qualitativa para entender um cenário específico de uma escola do Distrito Federal. | - |
| Descrição: dc.description | The research focuses on understanding the concept of symbolic violence - inaugurated by sociologist Pierre Bordieu - in school contexts. In particular, the research is oriented towards understanding the conduct of teachers in the Federal District in the classroom with regard to whether or not they apply the human rights approach in their actions. In this sense, research is justified by conceptualizing what is meant by symbolic violence and its consequences for students in educational contexts, mainly in public schools and when it comes to students crossed by different social markers of difference that make them more vulnerable. Given the above and looking at the hierarchy between teachers and students, the researcher relies on qualitative methodology to understand a specific scenario of a school in the Federal District. | - |
| Descrição: dc.description | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distrito Federal (Brasil) - escolas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - atitudes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência simbólica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
| Título: dc.title | Violência simbólica : uma barreira para os direitos humanos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: