Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Denílson | - |
Autor(es): dc.creator | Gorovitz, Sabine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:12:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:12:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2000-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39946 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/944339 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 2000. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho consiste em uma reflexão sobre o fenômeno de interação entre a mensagem fílmica recebida em língua estrangeira legendada e o espectador tendo como objetivo geral determinar como a legendagem intervém no espectador no momento da recepção do filme e quais os mecanismos de participação despertados. Para tanto, este trabalho se vale de duas vertentes que fundamentam a questão: por um lado, observa os processos mentais de construção da mensagem fílmica assim como os aspectos psicológicos subjacentes ao fenômeno, por outro, aborda a questão a partir do aspecto social e de uma determinada conjuntura cultural. Considera, por último a qualidade da legendagem, enquanto tradução. Seria ela capaz de orientar a recepção da mensagem, fornecendo um caráter que transcenda a simples correspondência lexical? Como hipótese central, admite-se que o espectador, ao interagir com o filme legendado, desfruta de um espaço de participação ampliado. Entende-se que na leitura da obra o sujeito preenche “vazios” de compreensão, complementando e intermediando a mensagem com sua imaginação e subjetividade. | - |
Descrição: dc.description | Le travail propose une reflexion sur le phénomêne d’interaction entre le film reçu en langue étrangère sous-titré et le spectateur, avec comme objectif général de déterminer comment le sous-titrage intervient au moment de la reception du film et quels sont les mécanismes de participation qu’il déclenche. Pour se faire, le travail se faut de deux champs conceptuels: d’une part, il s’agit de distinguer les processus mentaux de construction du message ainsi que les aspects psychologiques qui leur sont sous-jacents, puis, d’autre part, d’aborder le point de vue social à partir d’une conjoncture culturelle spécifique. Finalement, il faudra considérer la qualité du sous-titrage en termes de traduction. Est-il capable de guider la reception du message en et dépasser la simple correspondance lexicale? Comme hypothèse de départ, nous admettrons que le spectateur, au moment de cette intéraction, jouit d’un espace de participation amplifié; il remplit des “vides” de comprehension, à partir de son horizon imaginaire et subjectif. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filme legendado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspecto cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectador | - |
Título: dc.title | A legendagem e a participação do espectador na construção da mensagem cinematográfica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: