Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ortíz Alvarez, Maria Luisa | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Mariany Frechiani Poubel Duarte de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:12:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:12:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5200 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/944093 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2006. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa de natureza qualitativo - interpretativa e micro-etnográfica teve como objetivo investigar qual a abordagem subjacente de ensinar dos professores participantes, dando especial atenção à coerência entre o seu dizer (abordagem declarada) e o seu fazer (aquela que verdadeiramente norteia sua prática). Os dados analisados foram coletados através de observações e gravações de aulas em áudio, questionários e entrevista para sua posterior triangulação. Os resultados realçam algumas implicações do estudo que podem talvez incentivar outras pesquisas nessa área de cultura de ensinar do professor, essencialmente enfatizando a importância da abordagem comunicativa e os princípios que a norteiam. O arcabouço teórico que orientou a análise foi a proposta de Almeida Filho (1993,1999,2005) intitulada “Análise de Abordagem de Ensinar do professor de LE”. Os resultados revelaram que existe uma certa coerência entre o dizer e o fazer comunicativo dos dois participantes desta pesquisa. Ao estabelecermos um confronto entre os princípios que julgamos essenciais dentro da Abordagem Comunicativa e os dados coletados em nossa pesquisa, chegamos à conclusão que o fazer dos dois sujeitos demonstra tal coerência. Desta forma, nosso objetivo de revalidação dos princípios da AC foi atingido. A partir dessa constatação, acreditamos que seria interessante o estabelecimento de parcerias entre as instituições que vêm obtendo sucesso na implementação desta abordagem e aquelas que gostariam de também obtê-lo. Esta parceria teria como objetivo uma maior divulgação e real expansão da prática comunicativa por parte de nossos professores de língua estrangeira. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The present research - which is based on a qualitative, interpretative and microethnographic analysis - aimed at investigating the teaching approach adopted by the two teachers who were the participants of this work. Special attention was given to the coherence existing between their speech (what they say they adopt as their approach) and their doing (what they really do when teaching). The data were collected through observations and recordings of classes, questionnaires, and an interview. The results highlight some implications of the study which may motivate further research in the area of the teacher’s teaching culture, mainly focusing on the importance of the Communicative Approach and its principles. The theoretical grounds were provided by Almeida Filho’s approach analysis (1993,1999,2005) which is entitled “Teaching Approach Analysis of Foreign Language Teachers”. The results showed that there is a certain coherence between the speech and the doing of these two teachers who participated in the present research. By confronting the principles which we defined as crucial within the Communicative Approach and the data collected by us, we came to the conclusion that their practice (or doing) demonstrates some coherence. Thus, our aim of revalidating the principles of the Communicative Approach has been achieved. Based on this conclusion, we propose the creation of partnerships among those institutions which have been successful in implementing such approach and those which would like to obtain the same success. These partnerships would have as their biggest aim the following two components: the spread of knowledge in relation to the principles of the Communicative Approach and the real expansion of their practice by our foreign language teachers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilinguismo | - |
Título: dc.title | O dizer e o fazer comunicativos numa amostra de professores de línguas no DF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: