Mídias sociais e administração pública : análise do sentimento social perante a atuação do Governo Federal brasileiro

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Autor(es): dc.creatorOliveira, Daniel José Silva-
Autor(es): dc.creatorBermejo, Paulo Henrique de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:11:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:11:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30907-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1984-9240827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/943959-
Descrição: dc.descriptionEste estudo procurou identificar como a análise de sentimento, baseada em textos extraídos de mídias sociais, pode ser um instrumento de mensuração da opinião pública sobre a atuação do governo, de forma a contribuir para a avaliação da administração pública. Trata-se de um estudo aplicado, interdisciplinar, exploratório, qualitativo e quantitativo. Foram revisadas as principais formulações teóricas e conceituais acerca do tema e realizadas demonstrações práticas, utilizando-se uma ferramenta de mineração de opinião que proporcionou precisão satisfatória no processamento de dados. Para fins de demonstração, foram selecionados temas que motivaram a realização da onda de protestos que envolveu milhões de pessoas no Brasil em junho de 2013. Foram coletadas, processadas e analisadas, aproximadamente, 130 mil mensagens postadas no Facebook e no Twitter sobre esses temas em dois períodos distintos. Por meio dessa investigação, observou-se que a análise de sentimento pode revelar a opinião polarizada dos cidadãos quanto à atuação do governo.-
Descrição: dc.descriptionThis study sought to identify as sentiment analysis, based on texts taken social media can be a measuring instrument of public opinion on the government’s performance in order to contribute to the evaluation of public administration. This is an applied study, interdisciplinary, exploratory, qualitative and quantitative. The main theoretical and conceptual formulations on the subject were reviewed and conducted practical demonstrations using an opinion mining tool which provided satisfactory precision in data processing. For demonstration purposes, themes were selected that motivated the wave of protests involving millions of people in Brazil in June 2013. They were collected, processed and analyzed approximately 130,000 messages posted on Facebook and Twitter on these topics in two distinct periods. Through this analysis, it was observed that the sentiment analysis can reveal the polarized opinions of citizens about the government’s performance.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Administração (FACE ADM)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEscola de Administração da Universidade Federal da Bahia-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsOrganizações & Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302017000300491&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectOpinião pública-
Título: dc.titleMídias sociais e administração pública : análise do sentimento social perante a atuação do Governo Federal brasileiro-
Título: dc.titleSocial media and public administration : social sentiment analysis about the performance of the Brazilian Federal Government-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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