Parasitologia didática : aprender é mais fácil com metodologias ativas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fabiana Brandão Alves (org.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:11:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:11:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50783-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-8358-8062-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/943768-
Descrição: dc.descriptionA busca incessante por conhecimento e sua disseminação são poderosas ferramentas que podem democratizar o acesso ao saber científico e tornar o ensino superior mais acessível e menos complexo. É nesse sentido que o projeto "Parasitologia didática - aprender é mais fácil com metodologias ativas", criado por estudantes do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde, surge como uma iniciativa para combater a falta de informação sobre temas relevantes à saúde pública que, infelizmente, são negligenciados. O projeto selecionou as melhores e mais didáticas cartilhas sobre o tema Parasitologia Médica. O material foi criado a partir de Metodologias Ativas de Ensino, e as cartilhas tinham o objetivo de tornar o aprendizado lúdico e mais atrativo a diferentes públicos, desde crianças até acadêmicos e não acadêmicos. A linguagem empregada é acessível, contando com ilustrações incríveis e jogos interativos que permitem fixar o aprendizado. É importante destacar que o tema Parasitologia é mundialmente negligenciado, com dados escassos e que abordagens que buscam aplicar conceitos como letramento científico desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, permitindo que leitores possam aplicar conceitos e princípios científicos em suas vidas cotidianas. Vale destacar, ainda, que doenças parasitárias são endêmicas no Brasil e possuem uma estreita relação com a pobreza e as condições sanitárias inadequadas (ciclo de pobreza e doença). Por isso, o projeto "Parasitologia didática" é uma iniciativa que contribui para a democratização do conhecimento científico e para a promoção da saúde pública.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Farmácia (FS FAR)-
Descrição: dc.descriptionEditora Universidade de Brasília (EDU)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/599. Acesso em: 07 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectParasitologia médica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças parasitárias-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - metodologia-
Título: dc.titleParasitologia didática : aprender é mais fácil com metodologias ativas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.