
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mazzoni, Alberto Angel | - |
| Autor(es): dc.creator | Torres, Elisabeth Fátima | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rubia de | - |
| Autor(es): dc.creator | Ely, Vera Helena Moro Bins | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, João Bosco da Mota | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:10:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:10:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25707 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652001000200005 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/943503 | - |
| Descrição: dc.description | Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Discute-se a importância de as bibliotecas universitárias adotarem critérios de acessibilidade, contribuindo para isso o espaço digital. A partir do estudo de caso feito em uma universidade federal brasileira específica, focado nos aspectos de acesso à informação e comunicação e aspectos atitudinais, são elaboradas propostas de melhorias para as condições de acessibilidade em bibliotecas universitárias. | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents the evolution of acessibility concept, firstly associated only with barrers-free projects to what is known as universal design and involves several aspects from fisical world and from digital world as well. It argues for how important is the adoption of acessibility criteria by pubic universities. From a case study at a Brasilian Federal University, focusing the aspects of information access, communication and attitude, improvements are proposed for the acessibility of public universities as a whole. | - |
| Descrição: dc.description | Em processamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | IBICT | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade humana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ajudas técnicas | - |
| Título: dc.title | Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias | - |
| Título: dc.title | Aspects that interfere in structuring the accessibility at public libraries | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: