Grandezas e medidas no contexto da inclusão : a Educação Matemática na formação do professor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSecretaria de Estado da Educação do Distrito Federal-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorSecretaria de Estado da Educação do Distrito Federal-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorMoura, Ellen Michelle Barbosa de-
Autor(es): dc.creatorFraz, Joeanne Neves-
Autor(es): dc.creatorSantos, Karla Vanessa Gomes dos-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Geraldo Eustáquio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:09:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:09:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50629-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-6664-6419-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-8623-3769-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-6813-2913-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/943171-
Descrição: dc.descriptionAnalisamos a aplicação de uma oficina pedagógica em um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública. A oficina propiciou, durante a formação inicial, discussão acerca da Educação Matemática e a experimentação de situações de inclusão de estudantes com deficiência física, visual e altas habilidades/superdotação. Foram utilizadas como ações pedagógicas o trabalho em grupo, atividades lúdicas e avaliação da oficina. Os resultados apontaram a importância do trabalho sobre o conhecimento matemático na formação inicial dos professores e as possibilidades da Educação Matemática Inclusiva na perspectiva dos Direitos Humanos. Por isso, a necessidade de se desenvolver e praticar estratégias e metodologias inovadoras que possibilitem a inclusão dos estudantes com deficiência em aulas de Matemática.-
Descrição: dc.descriptionWe analyzed the application of a pedagogical workshop applied in the Pedagogy Degree course at a public university.The workshop provided to the teachers in initial training a moment of discussion about Mathematics Education and the experimentation of situations of inclusion for students with physical and visual disabilities and high abilities/giftedness. The pedagogical actions used were group work, playful activities, and workshop evaluation. The results pointed out the importance of the workonmathematical knowledge in the initial training of teacherseducation and the possibilities of Inclusive MathematicsEducation from the perspective of Human Rights.Therefore, the need to develop and practiceinnovative strategies and methodologies that enable the inclusion of students with disabilities in Mathematics classes.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherGrupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC ND)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleGrandezas e medidas no contexto da inclusão : a Educação Matemática na formação do professor-
Título: dc.titlePhysical quantities and measures in the context of inclusion : Mathematics Education in teacher training-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.