Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silveira, Felipa Pacifco Ribeiro de Assis | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Marco Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Célia Maria Soares Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:09:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:09:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12283 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/942921 | - |
Descrição: dc.description | RESUMEN | - |
Descrição: dc.description | En el presente artículo se relatan los resultados parciales de una investigación de delineación casi experimental con alumnos del 6º año de enseñanza Fundamental que frecuentan una escuela pública en tiempo integral en Guarulhos, São Paulo, Brasil. Esta investigación tuvo como objetivo comprender como los Mapas Conceptuales contribuyen para el proceso de adquisición de los conceptos de Tierra y Universo actuando como recurso facilitador del aprendizaje significativo. El análisis de los resultados nos permite afirmar que el grupo de testeo, es decir, el que ha realizado mapas conceptuales, manifestó en relación al grupo control una tenue capacidad de organizar y representar los conocimientos adquiridos, por medio de un lenguaje descriptivo y comunicativo de los conceptos científicos aprehendidos durante las clases impartidas. El segundo paso a dar, en el sentido de complementar los resultados de esa investigación es un análisis cualitativo de los mapas conceptuales elaborados por los alumnos del grupo de testeo. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Física (IF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapa conceitual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino | - |
Título: dc.title | Aprendizaje significativo sobre el tema tierra y universo : el uso de mapas conceptuales como recurso facilitador | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: