
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Silvia Cordeiro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:06:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:06:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9564 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/942154 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2011. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa discute as perspectivas de construção de uma práxis pedagógica interdisciplinar entre a educação ambiental e a alfabetização de jovens e adultos e as suas contribuições para a sustentabilidade no contexto da pesca artesanal. Para tanto, trata dos aspectos teóricos a partir dos quais a alfabetização de jovens e adultos e a educação ambiental são compreendidas nos campos da educação e do ambiente, tendo como parâmetros os referenciais da educação popular e da sustentabilidade, respectivamente. Já a análise de práticas pedagógicas relacionadas ao tema foi realizada por meio de um estudo de caso no âmbito do programa de alfabetização de pescadores “Pescando Letras” do Ministério da Educação, nos municípios de Cascavel e Forquilha, Ceará. Os resultados apontam que o encontro entre a alfabetização de jovens e adultos e a educação ambiental ocorre no entrelaçamento entre os princípios da interdisciplinaridade, da natureza política do ato educativo e da participação da sociedade civil nos processos de gestão da educação e do ambiente em que o exercício da democracia tem papel decisivo. | - |
| Descrição: dc.description | This study discusses the construction perspectives of an interdisciplinary educational praxis between environmental education and the adult and young literacy teaching and its contributions for sustainability on the context of artisanal fishing. To this end, it addresses theoretical aspects from the fields of education and environment that underlie adult and young literacy and environmental education, employing as parameters referentials from popular education and sustainability, respectively. The analysis of pedagogical practice related to the subject was tailored from a case study in the scope of a fisherman literacy program called "Pescando Letras", from the brazilian Ministry of Education, on the municipalities of Cascavel and Forquilha, Ceará. Results suggest that the interface of adult and young literacy and environmental education occurs from the interplay of principles such as interdisciplinarity, the political nature of the educational exercise and the participation of civil society on processes of educational and environmental management in which the practice of democracy exerts a crucial role. | - |
| Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesca | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
| Título: dc.title | Pescando letras : diálogos interdisciplinares entre a educação ambiental e a alfabetização de jovens e adultos no contexto da pesca artesanal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: