
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tokarski, Flávia Millena Biroli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:06:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:06:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21531 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782013000400008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/942121 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo apresenta e analisa críticas feministas à acomodação entre a valorização liberal da livre-escolha dos indivíduos e as desigualdades materiais e simbólicas que restringem a autonomia individual. O foco da análise apresentada é, primeiramente, a crítica à noção de consentimento voluntário que é base fundamental para o liberalismo. Para expor a insuficiência da dualidade liberal entre coerção e livre-escolha para a análise das fronteiras entre consentimento voluntário e recusa, o artigo discute as relações entre consentimento e estupro. Torna-se possível, assim, analisar as conexões entre o consentimento na vida cotidiana e o consentimento no estado liberal-democrático, tomando como ponto de partida as relações de gênero e as formas de vulnerabilidade associadas à posição social das mulheres. O resultado é o deslocamento do foco da análise, do caráter voluntário da expressão de uma preferência ou da realização de uma escolha, para uma abordagem orientada pela autodeterminação como valor prioritário para a democracia. São destacados dois conjuntos de problemas: aqueles que emergem das situações nas quais a diferença entre consentimento e não-consentimento é anulada – e, com ela, a condição de agentes morais daquelas que consentem ou deixam de consentir – e aqueles que são expostos pela análise das situações em que há consentimento, mas este conduz à subordinação ou reforça a vulnerabilidade do próprio indivíduo. | - |
| Descrição: dc.description | The text presents and analyses feminist critics to the adjustments between the liberal value of individual free-choice and material and symbolic iniquities that restrain individual autonomy. The focus is primarily a critical analysis of voluntary consent, a basic notion to liberalism. The aspects related to consent and rape are discussed to expose the limits of the liberal duality between coertion and free-choice. Departing from gender relations and the vulnerabilities that concern women’s social position, it is possible to have a better understanding of the connections between consent in liberal societies’ day-by-day life and consent in liberaldemocratic State. These analyses result in a desplacement of the focus, from the expression of preference and choice as voluntary acts, to self-determination as a primary value to democracy. Two sets of issues are, therefore, considered: those emerging from situations in which the differences between consent and nonconsent are nullified - nullifying also individual’s moral agency - and those emerging from situations in which consent exists, but leads to subordination or deepens individual vulnerability. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Paraná | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista de Sociologia e Política - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782013000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 6 set. 2016. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consentimento (Direito) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estupro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
| Título: dc.title | Democracia e tolerância à subordinação : livre-escolha e consentimento na teoria política feminista | - |
| Título: dc.title | Democracy and tolerance to subordination : free-choice and consent in feminist political theory | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: